Legislação Informatizada - DECRETO Nº 5.603, DE 25 DE ABRIL DE 1874 - Publicação Original
Veja também:
DECRETO Nº 5.603, DE 25 DE ABRIL DE 1874
Altera o Decreto nº 2439 de 13 de Julho de 1859 relativo ao fardamento das praças do Corpo de Imperiaes Marinheiros e Companhias de Aprendizes.
Tendo a promulgação do Decreto nº 5268 de 26 de Abril do anno proximo findo demonstrado a necessidade de augmentar-se com algumas peças o fardamento, que deve ser abonado ás praças do Corpo de Imperiaes Marinheiros e Companhias de Aprendizes, Hei por bem Alterar o Decreto nº 2439 de 13 de Julho de 1859, e ordenar que o referido abono seja d'ora em diante regulado pela tabella que com este baixa assignada por Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, do Meu Conselho, Senador do Imperio, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Marinha, que assim o tenha entendido e faça executar.
Palacio do Rio de Janeiro em vinte e cinco de Abril de mil oitocentos setenta e quatro, quinquagesimo terceiro da Independencia e do Imperio.
Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.
Joaquim Delfino Ribeiro da Luz.
Tabella a que se refere o Decreto desta data, para o abono de fardamento ás praças do Corpo de Imperiaes Marinheiros e Companhias de Aprendizes.
| DESCRIMINAÇÃO | PANNO | FLANELLA | BRIM | Lenços de seda | CAPAS | Navalhas | Sapatos | LONNA | Cobertor | Colchão | ||||||||
| Fardas | Calças | Bonets | Camisas | Calças | Camisas | Calças | Camisas | De brim | De oleado | Maca | Saco | |||||||
| Ao assentar praça..... | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
| 1º | Semestre............ | ..... | ..... | 1 | .... | 1 | 1 | 1 | 1 | .... | .... | .... | .... | 2 | ||||
| 2º | » | ..... | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | .... | .... | 2 | ||||
| 3º | » | ..... | ..... | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | .... | .... | .... | .... | 2 | |||||
| 4º | » | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | .. | 2 | ||||
Observações
1ª Nos fins de cada um dos quatrienios se fornecerá a cada praça uma marca, um saco de lona, um colchão e um cobertor.
2ª Aos Aprendizes Marinheiros se fornecerá em lugar da farda, a camisa de panno de que trata o plano de uniformes que baixou com o Decreto nº 5268 de 26 de Abril de 1873.
Secretaria de Estado dos Negocios da Marinha, 25 de Abril de 1874. - Joaquim Delfino Ribeiro
- Coleção de Leis do Império do Brasil - 1874, Página 432 Vol. 1 pt. II (Publicação Original)