Legislação Informatizada - Decreto nº 1.729-A, de 11 de Junho de 1894 - Publicação Original

Veja também:

Decreto nº 1.729-A, de 11 de Junho de 1894

Approva novo plano para os uniformes dos officiaes effectivos, reformados e praças do Exercito, alumnos das Escolas Militares, Collegio Militar, Invalidos da Patria e Escola de Sargentos; altera o adoptado para os officiaes honorarios e estabelece novo plano de arreiamento para as montarias dos officiaes e praças.

     O Vice-Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil resolve approvar novo plano para os uniformes dos officiaes effectivos, reformados e praças do Exercito, alumnos das Escolas Militares, Collegio Militar, Invalidos da Patria e Escola de Sargentos; altera o adoptado para os officiaes honorarios e estabelece novo plano de arreiamento para as montarias dos officiaes e praças.

     O General de Brigada Dr. Bibiano Sergio Macedo da Fontoura Costallat, Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas e encarregado do expediente dos Negocios da Guerra, assim o faça executar.

Capital Federal, 11 de junho de 1894, 6º da Republica.

Floriano Peixoto.
Bibiano Sergio Macedo da Fontoura Costallat.

Plano de uniformes para o Exercito, approvado pelo decreto n. 1729 A desta data

ESTADO-MAIOR GENERAL

1º uniforme

    Chapéo armado guarnecido de galão especial de general e arminho, sobrecasaca de peito bordado com uma ordem de sete botões, mangas e punhos bordados, gola bordada com pontas direitas, dragonas, calça com listras bordadas a fio de ouro, bordada de malha de retroz verde e fio de ouro em cinco listras, fiador, talim, espada com bainha de metal dourado, luvas de pellica, botins ou botinas e salteiras.

2º uniforme

    Kepi de panno azul ferrete com cinta de velludo da mesma côr bordada a ouro, tendo na frente as armas da Republica, tope, dolman de panno azul ferrete com gola de velludo da mesma côr, bordada a ouro, alamares de cordão de ouro, canhões bordados como os do 1º uniformes, dragonas do 1º uniforme, calça de panno azul ferrete com galão de ouro, fiador do 1º uniforme, talim de cadarço com guias de corrente de metal dourado, espada do 1º uniforme, luvas brancas de pellica, botins ou botinas, salteiras, botas de couro da Russia e esporas de metal dourado.

3º uniforme

    Kepi como o do 2º uniforme, com a cinta bordada a retroz preto, dolman a retroz preto, alamares de soutache de lã preta conforme o modelo agora adoptado, platinas, culpa do mesmo panno com listras de velludo azul bordadas a retroz preto, ou de brim branco, espada de bainha de couro, talim do 2º uniforme, fiador de retroz verde e amarello, botins ou botinas e salteiras.

OBSERVAÇÕES

    Os bordados das gollas, dos punhos, da calça e das cintas são conforme as patentes, os do peito da sobrecasaca como o modelo agora adoptado, e os das mangas, uma cercadura bordada a ouro e de louro e carvalho em fórma de V a 0m,04 de distancia dos punhos e com 0m,10 de altura e 0m,08 de largura, encimada das armas da Republica, bordadas a ouro, de 0m,045 de altura e 0m,037 de largura.

    O feitio e as dimensões do dolman e kepi serão como os dos demais officiaes.

    As platinas do 3º uniforme serão de oito cordões de prata de 0m,005 de diametro, trançados, e presas pelos extremos ao dolman por dous botões.

    O galão de ouro da calça do 2º uniforme será de quatro cordões com 0m,03 de largura.

    Contornando os punhos do dolman do 3º uniforme haverá um cadarço de 0m,018 formando um angulo em frente á carcella.

    Os distinctivos para os punhos no 3º uniforme serão bordados a prata: duas estrellas para general de brigada, tres para general de divisão, duas estrellas e as armas da Republica para marechal.

    As passadeiras para o 1º e 2º uniformes serão bordadas a ouro, tendo duas, tres estrellas ou duas estrellas e as armas da Republica, bordadas a prata.

    Os emblemas das dragonas serão os mesmos que os das passadeiras.

    Os botões para os officiaes generaes terão em relevo as armas da Republica, sendo, como os dos demais officiaes, de tres dimensões: 0m,020 de diametro, 0m,014 e 0m,010.

    O general de brigada inspector geral do serviço sanitario do Exercito usará no 1º uniforme, em substituição á cercadura de louro e carvalho e armas da Republica das mangas da sobrecasaca, de um caduceu de 0m,045 de comprimento; e, em logar ordrdman do 2º e 3º uniformes, a mesma sobrecasaca dos officiaes do corpo medico e pharmaceutico com o distinctivo de duas espadas de prata nos braços e a cinta do kepi do velludo côr de vinho.

CORPOS ESPECIAES

1º uniforme

    Capacete com pennacho e chapéo armado, sobrecasaca com alamares, calça com galão, dragonas, banda, talim de cadarço de seda, espada de bainha de metal, fiador de cordão de ouro, luvas brancas de pellica, botas, meias botas e esporas.

2º uniforme

    kepi, tope, dolman, dragonas, calça azul, talim de cadarço, espada e fiador do 1º uniforme, luvas brancas de camurça, pellica ou fio de Escocia, botas, meias botas e esporas.

3º uniforme

    Kepi, dolman, platinas, calça azul ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada de bainha de couro, fiador do retroz, luvas brancas de camurça, pellica ou fio de Escocia, botas, meias botas e esporas.

4º uniforme

    Kepi, tunica de flanella branca, calça azul ou de brim branco, espada, talim e fiador do 3º uniforme e meias botas.

ESPECIFICAÇÕES

Capacete

    De adherente coberto de panno azul ferrete com duas palas de sola comprimida e envernizada de preto, a anterior de fórma arredondada com 0m,05 de largura no centro, e a posterior de fórma circular, truncada com 0m,055 de largura, na parte superior da copa a base do pennacho de metal; nos lados, á meia distancia das extremidades das palas, carrancas de metal com 0m,032 de diametro, prendendo fitas de escamas, tambem de metal, foscas, cuja largura vae progressivamente diminuindo até o meio da frente onde se unem as duas fitas por meio de um fecho com 0m,016 de diametro; na frente, um emblema formado de quatro bandeiras nacionaes, de metal fosco e brilhante, tendo de altura 0m,085 e de maior largura 0m,125, envolvendo uma calote espherica de superficie brilhante com 0m,04 de diametro e de metal branco em cujo centro será collocado o distinctivo do corpo em metal amarello, ficando em torno do mesmo uma orla de 0m,002 de largura; acima do emblema haverá uma estrella de metal branco com 0m,02 de raio; a copa terá um ventilador preto de cada lado e será circulada em sua parte inferior por uma cinta de couro envernizado de preto com 0m,03 de largura.

    A não ser a calote e a estrella, todas as mais peças de metal serão douradas.

    O pennacho será de pennas em fórma de chorão: pretas e brancas para o corpo de engenheiros, azues para o estado-maior de 1ª classe, azues e encarnadas para o de 2ª classe, e brancas para o corpo medico e pharmaceutico.

Chapéo armado

    De pello, completamente liso e com ambas as abas apanhadas; sobre o lado direito o tope nacional de contas miudas dispostas circularmente com a estrella de 0m,035 de raio e bordada a fio de ouro, presilha sobre o tope nacional inclinada de baixo para cima e de deante para trás formadas por tres canotões de 0m,006 de diametro e com um botão grande do uniforme na volta que ficará na parte inferior; borlas cobertas de galão de esteira de 0m,042 de diametro com franjas de canotão dobrado para os officiaes superiores, e de canotilho para os demais officiaes; estas borlas serão presas a tiras de galão de cordão com 0m,025 de largura, pregadas sobre o chapéo até á copa.

    O canotão, o canotilho e os galões serão de ouro.

kepi

    De panno azul ferrete, tendo 0m,12 de altura em toda a volta, capa de igual diametro da cabeça, cinta de velludo preto de 0m,04 de altura entre vivos daquelle panno e contornada na parte superior por tantas tranças de 0m,002 de largura, dispostas parallelamente quantos os accessos de postos já obtidos; os quartos guarnecidos de tres das mesmas tranças e no fundo um enfeite tambem da mesma trança em tres ordens parallelas entre si; na frente, sobre velludo azul, o distinctivo do corpo dentro de uma cercadura formada por dous ramos de louro e carvalho com 0m,04 de altura e a largura maxima de 0m,055, encimada de uma estrella de 0m,01 de diametro sobre um disco verde de igual diametro, tendo no centro um circulo azul com pontos brancos.

    Barbicacho de cordão de seda preta, com borla para montaria.

Tope

    O tope se comporá de uma haste envergada, tendo em um dos extremos uma rosca para ser tarrachada em uma pequena porca presa na parte interna da armadura do emblema do kepi e no outro extremo uma oliva de 0m,030 de comprimento e 0m,010 de diametro na parte inferior e 0m,016 na parte superior e presa a esta oliva uma pêra encastoada com 0m,038 de altura e 0,032 de largura; todo o tope será de prata, tendo o dos generaes tres pequenas estrellas de ouro presas á pêra.

Sobrecasaca

    De panno azul ferrete, do traspasse, com duas ordens de sete botões cada uma e do comprimento da manga estando o braço estendido; pestanas do bolso da parte trazeira com dous botões grandes cada uma, mangas de canhão e largura regular, tendo cada uma tres botões pequenos nas carcellas de velludo preto de 0m,10 de comprimento e 0m ,02 de largura, golla em pé do mesmo velludo com as pontas direitas e abotoada a colchete e de 0m,03 a 0m,45 de altura com o distinctivo do corpo bordado a ouro em cada uma das extremidades; passadeiras tambem de velludo preto, 0m,12 de comprimento e 0m,04 de largura, tendo cercadura de espiguilha de 0m,008 de largura, bordada a ouro e no centro o distinctivo do corpo entre duas estrellas de 0m,008 de raio, sendo o distinctivo e as estrellas bordados a prata. Divisa de galões de ouro de cordão de 0m,008 de largura em torno dos canhões das mangas; sendo o primeiro junto ao vivo de velludo que rodeia o punho e que passa pela parte superior da carcella, será de um galão para os alferes e 2os tenentes e de mais tantos outros quantos forem os accessos de postos depois daquelles.

    Os botões superiores destinados a prender os alamares devem corresponder ao meio das claviculas.

    Alamares de cordão de ouro de 0m,004 de diametro, formando um laço no centro, collocados horizontalmente e unindo os botões do peito dous a dous.

Dolman

    De panno azul ferrete, abotoado ao centro por colchetes com tres ordens de sete botões, sendo uma no centro e duas lateraes, dispostas do mesmo modo que na sobrecasaca, do comprimento das mangas estando o braço estendido; abertura ao lado esquerdo para dar passagem aos copos da espada quando suspensa ao gancho do talim; golla, mangas, carcellas e divisas em tudo iguaes ás da sobrecasaca, sendo, porém, o distinctivo da golla bordado a prata; sobre as costuras das costas e em toda a volta a partir da base da golla, guarnecido de cadarço de lã de 0m,018 de largura e que acompanhará a abertura do lado esquerdo, formando disposição symetrica do lado direito e um zig-zag curvo com tres voltas no extremo inferior da costura das costas, havendo dous botões pequenos nas voltas superiores.

    Esta mesma especie de cadarço de lã ornará a frente do dolman, e partindo dos botões centraes voltará a elle passando por fóra dos botões lateraes; todo o cadarço que enfeita o dolman, com excepção do que forma o zig-zag, será contornado de um soutache preto de 0m,002.

Tunica

    A tunica terá a fórma de blusa, mas um pouco estreita de cintura; de flanella branca com uma ordem de sete botões abotoando-a; abertura ao lado esquerdo, golla, manga com carcella e divisa em tudo igual ao dolman; platinas da mesma fazenda com debrum de velludo, abotoadas junto á golla por um pequeno botão e tendo, contornando-as, uma grega de soutache de prata. O distinctivo do corpo collocado como no dolman, mas de metal envernizado de preto.

Banda

    De malha de retroz de seda em listras verde e amarella como a do Estado-Maior General; com borlas em fórma de pêra, encanastrada de fio de ouro, tendo 0m,035 de comprimento e 0m,03 em seu maior diametro; acima da pêra irá um botão de 0m,01 de diametro e igual altura, o remate será feito em uma maçaneta conica de 0m,03 do diametro na base e 0m,010 na parte superior, coberta de cordão de ouro fosco e brilhante de 0m,002 de diametro; franjas de retroz encarnado e torcido de canotão de ouro na parte exterior, sendo o canotão de 0m,006, para os officiaes superiores de canotilho e do mesmo retroz semelhantemente dispostos para os officiaes subalternos e capitães, tendo para todos 0m,02 de comprimento.

Talim

    Com a cinta de cadarço de seda verde de 0m,003 de largura, dividida em sete faixas iguaes, sendo tres, tecidas de ouro, forradas de velludo verde, abotoadas por meio de um fecho de metal todo lavrado, á excepção da chapa circular de 0m,03, que constitue o macho, a qual será lisa e brilhante e terá sobre o centro o distinctivo do corpo; o fecho descançará sobre uma pala forrada de velludo verde, passadores de metal de fórma elliptica com 0m,035 de altura e 0m,025 de largura com uma cercadura e lavrada de 0m,005 de largura, tendo o distinctivo do corpo na parte inferior alças onde serão presas as guias por meio de pequenos botões do uniforme; guias de cordão dobrado, sendo sete de 0m,007 de diametro e coberto de retroz verde e rio de ouro, as guias terão nas extremidades alças de mola por cujo olhal passará o cordão, depois de atravessar as duas aberturas de um passador de metal de 0m,015 de altura e lavrado; o passador da cinta, do qual pende a guia menor, terá um gancho de metal lavrado, chato e com 0m,008 de largura, apoiado sobre uma pequena pala forrada de velludo verde.

Calça

    De panno azul ferrete, bastante larga para cahir em dobras sobre a meia bota, podendo ter, no externo, elastico ou fita de cadarço para prender a perna; ao longo das costuras exteriores galões de ouro de quatro cordões com 0m,03 de largura.

    De panno azul ferrete do mesmo feitio da anterior, tendo ao longo das costuras exteriores e no panno da frente, duas listras de cadarço de lã de 0m,027 de largura igual ao do dolman, estando distantes uma da outra 0m,008.

    De flanella azul ferrete com cadarço de lã e do mesmo feitio da anterior.

    De brim branco, como a anterior, mas sem listra de cadarço.

Dragonas

    Com pala e palmatoria de metal dourado e brilhante, forradas de panno azul ferrete; a pala terá quatro ordens de escamas, sendo a largura desta, 0m,015, seu comprimento será 0m,1 e sua largura 0m,04, guarnecida de dous frisos de 0m,002 de largura, em relevo e lavradas em forma de canotilho; direita e terminada, na parte superior com os angulos cortados, palmatorias de fórma elliptica com a superficie convexa e contornada por uma canneleira em relevo com 0m,013 da largura na base, até um e outro lado da pala, onde remata em fórma circular; o eixo menor no prolongamento da pala e o maior da largura do hombro, circulado por uma serrilha de 0m,002 de diametro e uma roca de fio fosco e brilhante de 0m,008, superposta á outra de 0m,002; franjas de canotão torcido em duas ordens, sendo a exterior de 0m,08 e anterior de 0m,6, para os officiaes superiores, e de canotilho em tres ordens para os officiaes subalternos e capitães, tendo para todos 0m,070 de comprimento.

Platinas

    As platinas serão de metal branco, com forro de panno azul ferrete, deixando ver um debrum; em fórma de trapezio com 0m,35 na menor largura e 0m,0561, na maior, sendo ligeiramente curva para acompanhar a fórma do hombro e tendo na parte inferior o distinctivo do corpo e na superior um botão de metal branco. Será contornada por dupla ordem de pequeninas estrellas reentrantes.

    Todas as peças de metal serão douradas.

Talim

    De cadarço de lã 0m,026 de largura com uma só guia de metal branco prateado, conhecido por chatelaine, de 0m,33 de comprimento por 0m,020 de largura e preso á mesma argola cinco ou seis elos, suspendendo um gancho para descanso da espada.

Espada

    De 0m,83 a um metro de comprimento, com os copos e bainha de metal branco ou prata ingleza; os copos serão lisos e fechados e terão em relevo as armas da Republica; a lamina será de 0m,02 de largura e a bainha de 0m,025, com olhaes e duas braçadeiras, e tendo ponteira de aço, soldada na extremidade.

    De bainha de couro sem copos com as mesmas dimensões da anterior, tendo a parte metallica do punho, as braçadeiras, o olhal, a cruzeta e a ponteira, de prata ingleza ou metal branco; as armas da Republica na cruzeta e o punho de pelle de arraia. Só a primeira braçadeira terá olhal.

    Os corpos medico e pharmaceutico usarão sómente espada como esta de bainha de couro, tendo, porém, em metal dourado toda a parte metallica e tendo o punho de osso.

Fiador

    De cordão de ouro com 0m,004 de diametro, tendo suspensa uma borla em fórma de pêra, encanastrada de fio de ouro, medindo 0m,035 de comprimento e 0m,02 de diametro em sua maior grossura; em cima desta irá um botão de ouro espigado de 0m,01 de altura e igual diametro; o remate será feito em uma maçaneta de fórma conica de 0m,02 de comprimento e 0m,02 de diametro na base; a franja terá 0m,06 de comprimento e será de canotão de 0m,006 para os officiaes superiores e de canotinho para os subalternos e capitães.

    De retroz de seda verde e amarello, do mesmo feitio e dimensões da anterior.

Botas

    De montaria com o pé de couro de bezerro ou da Russia, alcançando até pouco abaixo dos joelhos.

Meias botas

    De couro da Russia, attingindo o meio da perna, com os canos bem estreitos.

Esporas

    De metal branco e lisas com o arco de 0m,014 de diametro junto ao cachorro, tendo este 0m,05 de comprimento e a roseta 0m,03 de diametro, presas ás botas por duas correias de couro da Russia de 0m,015 de largura, passando uma pelo concavo da sola, outra por cima do peito do pé e prendendo-se do lado exterior em uma fivella do mesmo metal.

Distinctivos

    O corpo de engenheiros terá como distinctivo um castello; o do estado-maior de 1ª classe, uma esphera armillar; o do estado-maior de 2ª classe, uma estrella; o corpo medico, um caduceu; o pharmaceutico, uma amphora com uma serpente; tudo bordado a fio de ouro no fardamento.

    Estes distinctivos serão assim collocados: no corpo de engenheiros, os das gollas de modo que a linha longitudinal média fique em posição vertical e nas passadeiras com as ameias para trás; no corpo medico, o caduceu será collocado verticalmente na calote do capacete, no emblema do kepi e na chapa de talim, horizontalmente nas extremidades das golas o longitudinalmente nas passadeiras; para os pharmaceuticos, a amphora será bordada transversalmente nas passadeiras.

    Os corpos do serviço sanitario usarão no fardamento, em logar de velludo preto, a mesma fazenda côr de vinho.

OBSERVAÇÕES

    Os officiaes dos corpos especiaes usarão poncho de panno azul ferrete forrado de baetilha preta, alcançando o comprimento até ao meio dos canos das botas, a abertura terá de comprimento 0m,26 e de largura 0m,04, fechado com tres botões grandes de uniforme, a gola medirá 0m,05 de altura e a ella se prenderá um capuz por meio de pequenos botões de massa, pretos, a abertura guarnecida de tantos galões de 0m,005 de largura quantos os das divisas.

    Os officiaes dos corpos especiaes, quando a pé, poderão usar de capote semelhante aos do uniforme dos officiaes da arma de infantaria.

    Os corpos medico e pharmaceutico usarão, em substituição ao 2º e 3º uniformes de dolman, do seguinte: sobrecasaca de panno azul ferrete com golla deitada e com duas ordens de botões, identica á dos officiaes honorarios, porém sem passadeiras e com o distinctivo do corpo bordado a ouro, collocado nos ante-braços a 0m,055 acima de um vivo côr de vinho que circula o braço acima da primeira divisa; collete do mesmo panno ou de brim branco, simples e com uma ordem de botões; calça, e botinas como dos officiaes honorarios.

ESTADO-MAIOR DE ARTILHARIA

    Terá uniforme identico ao de artilharia de campanha, usando, porém, do distinctivo do estado-maior de 1ª classe, dando-lhe a mesma collocação que neste corpo.

CORPOS ARREGIMENTADOS

ARTILHARIA DE CAMPANHA

1º uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca, com alamares, dragonas, calça garance com galão de ouro, banda, talim de couro com pasta, espada com bainha de metal, fiador de cordão de ouro, luvas brancas de pellica, camurça ou fio de Escocia nas formaturas, botas, meias botas e esporas.

2º uniforme

    Kepi, tope, dolman de panno azul ultramar, dragonas, calça de panno garance com listras, talim de cadarço com pasta, espada e fiador do 1º uniforme, luvas de camurça ou fio de Escocia de pellica fóra das formaturas, botas, meias botas e esporas.

3º uniforme

    Kepi, dolman de panno azul ultramar, platinas, calça de panno garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada de bainha de couro, fiador de retroz, luvas de camurça ou fio de Escocia de pellica fóra das formaturas, botas, meias botas e esporas.

4º uniforme

    Kepi, tunica de flanella azul ultramar, calça de flanella garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada e fiador do 3º, botas, meias botas e esporas.

ARTILHARIA DE POSIÇÃO E ARMA DE ENGENHARIA

1º uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca com alamares, dragonas, calça garance com galão de ouro, banda, talim de couro, espada com bainha de metal, fiador de cordão de ouro, luvas brancas do pellica, camurça ou fio de Escocia nas formaturas, meias botas.

2º uniforme

    Kepi, tope, dolman de panno azul ultramar, dragonas, calça de panno garance com listras, talim de cadarço, espada e fiador do 1º uniforme, luvas brancas de camurça ou fio de Escocia e de pellica fóra das formaturas, meias botas.

3º uniforme

    Kepi, dolman de panno azul ultramar, platinas, calça de panno garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada de bainha de couro, fiador de retroz, luvas brancas de camurça ou fio de Escocia, e de pellica fóra das formaturas, meias botas.

4º uniforme

    Kepi, tunica de flanella azul ultramar, calça de flanella garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada e fiador do 3º uniforme, meias botas.

ARMA DE CAVALLARIA

1º uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca com alamares, dragonas, calça de pano garance com galão de ouro, banda, talim de couro com pasta, espada com bainha de metal, fiador de cordão de ouro, luvas brancas de pellica, camurça ou fio de Escocia nas formaturas, botas, meias botas e esporas.

2º uniforme

    Kepi, tope, dolman de panno mescla azul e branco, dragonas, calça garance com listras, talim de cadarço com pasta, espada e fiador do 1º uniforme, luvas de camurça ou fio de Escocia e de pellica fóra das formaturas, botas, meias botas e esporas.

3º uniforme

    Kepi, dolman de panno mescla azul e branco, platinas, calça garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada de bainha de couro, fiador de retroz, luvas de camurça ou fio de Escocia e de pellica fóra das formaturas, botas, meias botas e esporas.

4º uniforme

    Kepi, tunica de flanella mescla azul e branco, calça de flanella garance com listras ou de brim branco, talim com pasta, espada e fiador do 3º uniforme, botas, meias botas e esporas.

ARMA DE INFANTARIA

1º uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca com alamares, dragonas, calça de panno garance com galão de ouro, banda, talim de couro, espada com bainha de metal, fiador de cordão de ouro, luvas brancas de pellica, camurça ou fio de Escocia nas formaturas, meias botas.

2º uniforme

    Kepi, tope, dolman de panno cinzento escuro, dragonas, calça garance com listras, talim de cadarço, espada e fiador do 1º uniforme, luvas brancas de camurça ou fio de Escocia e de pellica fóra das formaturas, meias botas.

3º uniforme

    Kepi, dolman do panno cinzento escuro, platina, calça garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada de bainha de couro, fiador de retroz, luvas brancas de camurça ou fio de Escocia e de pellica, fóra das formaturas, meias botas.

4º uniforme

    Kepi, tunica de flanella cinzenta escura. calça de flanella garance com listras ou de brim branco, talim do 2º uniforme, espada e fiador do 3º, meias botas.

ESPECIFICAÇÕES

Capacete

    Como dos corpos especiaes, substituindo-se na calote de metal branco o distinctivo do corpo pelo numero do regimento ou batalhão em metal amarello; sendo de côr garance para a artilharia de campanha ou cavallaria; azul ultramar para a artilharia de posição e engenharia e cinzento escuro para a infantaria.

    A artilharia terá pennacho garance e preto; a engenharia, preto e branco; a cavallaria, branco; a infantaria, garance e branco.

    Os corpos a pé terão pennacho de pennas em fórma de chorão; e os montados, de crina, cahindo para a parte posterior, sendo preso o extremo no interior do morrião, e do lado esquerdo perto da carranca, haverá um pennacho vertical todo garance de 0m,12 de altura sobre uma oliva de metal branco de 0m,03 de comprimento.

Kepi

    Como dos corpos especiaes, com as seguintes modificações: para a artilharia de campanha, copa garance e cinta azul ultramar; para a artilharia de posição e engenharia, copa azul ultramar e cinta garance; para a cavallaria, copa garance e cinta mescla azul e branco; para a infantaria, copa cinzenta escura e cinta garance.

    Os enblemas serão bordados sobre panno da mesma côr que a copa do kepi, tendo no centro sómente o numero do regimento ou batalhão em metal branco.

    Os officiaes dos corpos montados e os officiaes montados dos corpos a pé usarão barbicacho de retroz preto.

Tope

    Como o dos corpos especiaes.

Sobrecasaca

    De panno azul ferrete como o dos corpos especiaes, com as seguintes modificações: gola de panno garance com trapezios de panno azul ferrete e um vivo deste panno de 0m,006 de largura, contornando-a; passadeiras e carcellas das mangas, de panno garance e toda a sobrecasaca avivada da mesma côr.

    Para a cavallaria, um vivo branco deve separar a costura da golla entre a parte garance do trapezio, e de igual côr deve ser o que circunda o punho acima do primeiro galão, sendo para as outras armas garance.

    O trapezio da golla terá Om,07 de largura, tendo sobre elles bordado a ouro o distinctivo da arma.

Dolman

    Do mesmo feitio que o dos corpos especiaes, variando, porém, nas côres e tendo modificações identicas ás da sobrecasaca.

    O trapezio da golla terá um numero do regimento ou batalhão em metal branco de 0m,020 de altura, cada algarismo e toda a golla será contornada de um debrum de cadarço preto, apresentando no lado externo 0m,006 de largura.

    Nos ante-braços a 0m,055 acima da primeira divisa haverá um emblema da arma de 0m,50 bordado a prata.

Tunica

    Identica à dos corpos especiaes, com modificações de côr, golla, carcelas e avivado das platinas, como os do dolman.

Calça

    Da panno garance com galão de ouro identico ao dos corpos especiaes.

    De panno garance com listras de 0m,027 de largura distantes 0m,008, collocadas no panno da frente junto ás costuras externas.

    De flanella garance com listras de flanella identica á anterior ou de brim branco sem listras.

    As listras serão da côr do dolman e o feitio da dos corpos especiaes.

Dragonas

    Iguaes às dos corpos especiaes para a artilharia de posição, engenharia e infantaria; as de artilharia de campanha e cavailaria terão as placas com quatro escamas largas. Serão avivadas de garance e em tudo o mais semelhantes ás dos corpos especiaes

Platinas

    Como dos corpos especiaes, mas avivadas de garance.

Banda

    Como dos corpos especiaes.

Talim

    Para a artilharia: de couro da Russia, inteiriço, com 0m,03 de largura, chapa da frente tendo a parte da abertura do encaixe circulada por 21 estrellas, com o centro fosco e sobre elle uma granada lisa com chammas; terá dous passadores moveis com 0m,015 de largura e com uma abertura de 0m,007, dos quaes pendem as guias roliças com 0m,007 de diametro e cobertas do mesmo couro do talim, unidas as duas partes de cada, guia por um passador de metal liso com 0m,015 de altura; fivela de metal lavrado com 0m,005 de espessura; do passador da cinta a que se prende a guia mais curta acha-se pendente um gancho chato de 0m,006 de largura e lavrado para pendurar a espada que se suspende das guias por meio de passadores de mola, por cujo olhal passa o cordão que forma cada uma dellas.

    Da parte posterior da cinta cahem tres guias iguaes ás da espada que servem para sustentar a pasta de couro envernizado de preto, com 0m,25 de altura e 0m,20 de maior largura, tendo sobre ella o distinctivo da arma e numero do regimento.

    Os officiaes de artilharia de posição não usarão pasta e na chapa da frente usarão o distinctivo deste corpo.

    Para a infantaria e cavallaria: de couro envernizado de branco, dividido em trem partes por meio de argolas de metal das quaes pendem as guias chatas em cujas extremidades prendem-se os francaletes com ganchos de mola para pendurar a espada; chapa semelhante á usada na artilharia com o distinctivo da respectiva arma; cinta de 0m,03 de largura e guias de 0m,15 tambem de largura.

    Os officiaes de cavallaria, e os officiaes montados dos corpos a pé usarão de pasta semelhante ás dos officiaes de artilharia de campanha e suspensas á cinta do talim por tres guias, tendo o numero do regimento ou batalhão abaixo do distinctivo da arma.

    Todas as peças de metal dos talins descriptos serão douradas.

    Os officiaes da arma de engenharia usarão de talins iguais aos de artilharia, tendo em vez de granada um castello.

    Talim de cadarço identico ao dos corpos especiaes, sem pasta ou com ella, tendo para suspendel-a guias de couro da Russia, ou couro envernizado de branco, conforme a arma.

Espada

    A mesma usada pelos officiaes dos corpos especiaes.

Fiador

    Os mesmos usados pelos officiaes dos corpos especiaes.

Botas

    Iguaes ás dos officiaes dos corpos especiaes para os officiaes dos corpos montados e para os montados dos corpos a pé.

Meias botas

    Como as dos corpos especiaes.

Esporas

    Iguaes ás dos officiaes dos corpos especiaes, para os officiaes dos corpos montados e para os montados dos corpos a pé.

Distinctivos

    Para a artilharia de campanha: uma granada com chammas; collocada horizontalmente nas extremidades da golla da sobrecasaca, longitudinalmente com as chammas para trás nas passadeiras, verticalmente com as chammas para cima nas mangas do dolman.

    Para a artilharia de posição dous canhões cruzando-se, tendo no angulo das boccas uma pequena granada com chammas, collocados com as boccas para cima na golla da sobrecasaca e mangas do dolman e voltados para a golla nas passadeiras da sobrecasaca.

    Para a arma de engenharia, collocado de fórma que a linha longitudinal média fique em posição vertical com as ameias para cima na golla da sobrecasaca e mangas do dolman e com as ameias para trás nas passadeiros da sobrecasaca.

    Para a arma de cavallaria, duas lanças com bandeirolas e com a mesma disposição que os canhões no emblema de artilharia de posição.

    Para a arma de infantaria, duas carabinas com bandoleira, com a mesma disposição e nas mesmas posições que os canhões no da artilharia de posição.

    Os botões grandes terão de 0m,020 de diametro, os médios de 0m,014 e os pequenos de 0m,010, circulado por uma orla polida e de superficie convexa.

    Os de infantaria e cavallaria terão uma cercadura de 21 estrellas pequenas e o centro fosco granitado com duas carabinas ou lanças cruzadas; os de artilharia de campanha uma granada com chammas; os de artilharia de posição dous canhões cruzados com uma pequena granada com chammas; os da arma de engenharia iguaes aos do corpo de engenheiros.

OBSERVAÇÕES

    O veterinario terá uniforme identico ao do pharmaceutico e mais o distinctivo da arma a que pertencer nos ante-braços, como os officiaes arregimentados, mas bordado a ouro.

    O picador terá sómente o quarto uniforme da arma a que pertencer, mas sem distinctivo nos ante-braços, e o usará exclusivamente no interior do quartel.

    Os officiaes dos corpos montados e os officiaes montados dos corpos a pé usarão ponchos como os dos officiaes dos corpos especiaes, forrados, porém, para os primeiros de baetilha encarnada e com botões do seu respectivo uniforme.

    Os outros officiaes dos corpos a pé usarão capotes de panno azul ferrete com cintura e presilha, forrados de baetilha preta, abotoados com seis botões grandes do uniforme; golla em pé, á qual prende-se o capuz por meio de pequeninos botões de massa, pretos, com abertura sobre o quadril esquerdo para dar passagem aos copos da espada, cobrindo a metade dos canos das meias botas, aberto na parte posterior, mas podendo fechar-se por meio de pequenos botões occultos e tendo em volta dos canhões tantos galões dispostos parallelamente com a largura de 0m,005 de com separação de 0m,003, quantos os das divisas.

    Será permittido aos officiaes arregimentados usarem tunica de flanella branca, como as do uniforme dos corpos especiaes, mas com o distinctivo da arma de metal envernizado de preto nos antebraços e da mesma fórma o numero no trapezio da golla, sendo, porém, esta, assim como as carcellas e o forro das platinas, de flanella garance e a grega das platinas de soutache da mesma côr.

ALFERES-ALUMNOS

    Os alferes-alumnos terão os mesmos uniformes estabelecidos para os das Escolas militares; accrescendo o uso de uma estrella de 0m,025 de diametro bordada a prata em cada um dos antebraços a 0m,055 acima da divisa.

    Quando estiverem servindo fóra da escola usarão deste mesmo uniforme.

OFFICIAES EXTRANUMERARIOS

    Os que forem dos corpos especiaes continuarão a usar o uniforme e distinctivo dos seus corpos e os que forem arregimentados o uniforme com o distinctivo e numero do regimento ou batalhão a que estiverem aggregados.

OFFICIAES REFORMADOS

    Os generaes usarão o 1º uniforme identico aos dos effectivos, substituindo-se o arminho do chapéo armado por pluma preta presa em toda a sua extensão ao galão que o guarnece e não tendo o bordado das mangas; o 2º uniforme será como o do 3º dos generaes effectivos, tendo o emblema do Kepi todo bordado a ouro sobre casemira branca; as platinas serão substituidas por um trançado de dous cordões de ouro formando passadeiras; a calça não terá bordados, e puderão usar com este uniforme botas para montaria.

    Os superiores, capitães e subalternos usarão o uniforme do corpo ou arma a que tiverem pertencido, sem numero do regimento ou batalhão, sem distinctivos da arma, e substituirão as meias botas por botinas.

OFFICIAES HONORARIOS

Generaes

    Para os officiaes generaes honorarios os uniformes serão os mesmos que se acham estabelecidos para os officiaes generaes do quadro effectivo do Exercito, com as seguintes modificações: no 1º uniforme, em substituição ao louro e carvalho e as armas da Republica bordadas na manga, terão no mesmo logar 21 estrellas bordadas a prata, circumdando uma ellipse de velludo verde atravessada transversalmente da esquerda para a direita e de cima para baixo por uma achada bordada a ouro, tendo este emblema 0m,045 de comprimento e 0m,037 de largura; no 2º e 3º uniformes terão este mesmo emblema na frente do kepi em substituição ás armas da Republica e no terço inferior do braço, nas mangas do dolman.

OFFICIAES SUPERIORES, CAPITÃES E SUBALTERNOS

Grande uniforme

    Chapéo armado, sobrecasaca, dragonas, calça, gravata, banda, talim, fiador, espada, luvas, botas ou botinas e esporas.

Pequeno uniforme

    Bonnet, sobrecasaca, gravata, calça, banda, talim, espada, fiador, luvas, botas ou botinas e esporas.

ESPECIFICAÇÕES

    Chapéo armado, identico ao dos corpos especiaes, tendo o botão proprio do uniforme, na presilha.

    Bonnet a Cavaiguae, de panno azul ferrete com 0m,065 de altura na frente e tendo sómente o fundo guarnecido de trança de ouro de 0m,002 como os kepis dos officiaes effectivos; pala de sola, debruada e envernizada de preto, com 0m,040 de comprimento no centro; a cinta será circulada do tantos trancelins de ouro de 0m,004 de largura quantos forem necessarios para indicar as patentes, o emblema será de fórma oval e sobre fundo de panno igual terá uma cercadura de louro e carvalho encimada por uma estrella, tendo tres raios partindo de cada angulo reentrante, sendo tudo bordado a ouro, no centro uma ellipse de panno verde atravessada transversalmente da esquerda para a direita e de cima para baixo por uma faixa de panno amarello, guarnecidas ambas por um fio de cordão de ouro.

    Sobrecasaca de panno azul ferrete com golla deitada e duas ordens de sete botões cada uma e cujo comprimento deve attingir ao começo da primeira phalange do dedo polegar, estando o braço estendido; mangas de canhão e largura regular, tendo cada uma trem botões pequenos na costura externa e com divisas de galão de 0m,008 como dos officiaes effectivos, os bolsos da parte trazeira terão pestanas com tres botões cada uma.

    As passadeiras serão do mesmo panno da sobrecasaca, com 0m,12 de comprimento, 0m,04 de largura e com uma guarnição bordado de 0m,01, e no centro uma estrella tambem bordada a ouro. Dos angulos reentrantes da estreita á largura da passadeira partem igualmente cinco raios bordados a ouro, de comprimentos iguaes dous a dous, sendo o centro maior.

    Gravata de seda preta tendo no centro de comprimento 0m,20, de largura total 0m,09.

    Calça de panno azul ferrete direita e de largura regular.

    Dragonas, banda, botas e esporas, como dos officiaes effectivos.

    Talim identico ao do 1º uniforme dos officiaes de artilharia de posição, tendo o centro da chapa da frente fosco granitado.

    Espada identica ao 1º uniforme dos officiaes effectivos.

    Fiador de cordão de seda preta e fio de ouro.

    Botinas lisas de bezerro ou de verniz.

    Salteiras de metal dourado, tarrachadas aos saltos das botinas por meio de um espigão roscado, com botão de 0m,006 de diametro; o dourado será liso e os aros terão 0m,006 de largura na base, sendo sua superficie exterior convexa.

OBSERVAÇÕES

    Os botões serão do mesmo tamanho que dos demais officiaes e inteiramente foscos granitados.

    Para os officiaes honorarios do corpo de saude o uniforme será igualmente este dos demais otficiaes, sendo, porém, os botões iguaes aos adoptados para os officiaes effectivos do corpo do saude e tendo tambem como estes um caduceu nos ante-braços.

    Os officiaes honorarios que forem tambem officiaes reformados usarão no emblema do bonnet a estrella que encima a ellipse, identica á estrella do emblema do kepis dos officiaes e effectivos.

    Poderão usar os officiaes honorarios em serviço interno do quartel ou em estabelecimentos militares, de tunica de flanella azul ferrete semelhante á dos officiaes effectivos, tendo a golla toda da mesma fazenda, mas sem carcellas nem distinctivo.

    Quando houverem de servir como officiaes montados, o arreiamento da montaria será o estabelecido neste plano para os corpos especiaes, sem emblema no chaibraick.

PRAÇAS DE PRET

ARMA DE ARTILHARIA

Arma de campanha - Grande uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca com alamares, calça garance com listras, charlateiras, banda, divisas de galão, luvas brancas de algodão, botas e esporas.

Pequeno uniforme

    Kepi e gorro com ou sem capa branca, dolman de panno e tunica de flanella azul ultramar, gravata, calça de panno e de flanella garance com listras e de brim branco, platinas, banda, divisas de panno, luvas brancas de algodão, botas, cothurnos e esporas.

ARTILHARIA DE POSIÇÃO E ARMA DE ENGENHARIA

Grande uniforme

    Capacete, sobrecasaca com alamares, calça garance com listras, charlateiras, banda, divisas de galão, luvas brancas de algodão, panno, botinas e polainas.

Pequeno uniforme

Kepi e gorro com ou sem capa branca, dolman de panno e tunica de flanella azul ultramar, gravata, calça de panno e de flanella garance, com listras e de brim branco, banda, divisas de botinas, cothurnos e polainas.

ARMA DE CAVALLARIA

Grande uniforme

    Capacete com pennacho, sobrecasaca com alamares, calça garance com li tras, charlateiras, banda, divisas de algodão, luvas brancas de algodão, botas e esporas.

Pequeno uniforme

    Kepi e gorro com ou sem capa branca, dolman de panno e tunica de flanella mescla azul e branco, gravata, calça de panno e de flanella garance com listras ou de brim branco, platinas, banda, divisas de panno, luvas brancas de algodão, botas, cothurnos e esporas.

ARMA DE INFANTARIA

Grande uniforme

Capacete, sobrecasaca com alamares, calça garance com listras, charlateiras, banda, divisas de galão, botinas e polainas.

Pequeno uniforme

    Kepi e gorro com ou sem capa branca, dolman de panno e tunica de flanella cinzento-escura, grava, calça, de panno e de flanella garance com listras ou de brim branco, banda, divisas de panno, botinas e polainas.

ESPECIFICAÇÕES

Capacete

    Como dos officiaes da arma, tendo de metal amarello as peças que para aquelles são douradas e tendo escamas lisas; terão tambem ventiladores lateraes; a calote para o numero e a estrella serão de metal branco.

    As praças de pret dos corpos a pé não usarão pennacho.

Kepi

    Com o dos officiaes das respectivas armas, tendo, em logar das tranças douradas, trancelins de retroz das mesmas côres que as cintas. Na frente terão um tope com as tres côres nacionaes em casemira, tendo o circulo verde 0m,035 de diametro, o amarello 0m,024 e o azul 0m,018 e abaixo do tope em metal branco o numero do regimento ou batalhão.

    Os kepis das praças terão, em logar do cordão de ouro da frente, uma fita de couro de 0m,01 de largura, sendo branca par todas as armas.

Gorro

Os gorros serão de côr garance com as abas das côres dos dolmans e terão de altura 0m,145 e 0m,23 de comprimento. As abas terão a fórma de um semi-circulo apresentando de altura na frente e atrás 0m,02. Será collocado no meio da aba direita o distinctivo da arma em metal branco, tendo em posição cymetrica na esquerda o numero do regimento ou batalhão.

    A borla deverá ser bastante curta e da côr dos abas, sendo desta mesma côr os avivados do gorro e da côr do gorro os avivados da aba.

Sobrecasaca

    Será semelhante ás dos officiaes das respectivas armas, tendo tambem sete botões em cada urna das duas ordens do peito e com as seguintes modificações:

    Os alamares serão de cordão de lã garance, terão o numero do regimento ou batalhão no trapezio da golla e o distinctivo da arma em metal branco nos ante-braços; passadeiras de panno garance com 0m,02 de largura.

Dolman

    O dolman será do mesmo feitio que dos officiaes, com tres ordens de botões e enfeites de cadarço de lã, sómente na frente e em toda a volta a partir da base da golla; o numero e o distinctivo como na sobrecasaca.

    Os corpos montados terão platinas de metal e os a pé platinas de panno garance.

Tunica

    Identica á dos officiaes, tendo o distinctivo dos ante-braços em metal branco e sendo as platinas avivadas de panno garance e com a grega de trancelim de retroz da mesma côr.

Gravata

    De couro envernizado de preto.

Calça

    Como a dos officiaes.

Charlateiras

    As charlateiras terão a mesma fórma e dimensões das partes metallicas das dragonas dos officiaes, mas de metal amarello e avivadas de garance.

Platinas

    Para os dolmans: os corpos a pé terão do mesmo panno do dolman com vivos garance e de abotoar por um pequeno botão perto da golla; para os corpos montados serão compostas de anneis de metal amarello entrelaçados, com uma estrella na parte superior.

Banda

    Como a dos officiaes, mas de malha e torçal de lã verde e amarella.

Divisas

    De galão de ouro de 0m,012 de largura, cosidas sobre panno garance e indo da costura externa á interna do ante-braço em fórma de angulo agudo com o vertice para o hombro.

    De panno garance, cosido sobre panno branco, tendo a mesma largura e a mesma fórma das de ouro.

Botas

    Lisas de couro de bezerro, mais curtas que as dos officiaes.

    Botinas e cothurnos

    Lisos de couro preto de bezerro.

Polainas

    De lona preta, de abotoar do lado externo por botões da mesma cor, devendo attingir o meio da perna e sendo bem justas.

Esporas

    De latão com o aro achatado, sendo, quanto ás dimensões e disposições, identicas ás dos officiaes.

OBSERVAÇÕES

    Os botões serão convexos e terão 0m,020 e 0m,014 de diametro, com 0m,008 de altura, inteiramente lisos e com fundo forrado de latão.

    Nos Estados as praças poderão usar, sobre os botões do peitilho do dolman, alamares garance, identicos aos que usam na sobre-casaca as praças da guarnição da Capital, que usarão nas cerimonias officiaes e nos dias de festa nacional.

    Os sargentos ajudante e quartel-mestre usarão de todas as peças do uniforme dos officiaes dos seus corpos, tendo, porém, bordadas ou fabricadas de retroz côr de ouro as partes ou peças que para aquelles forem a fio de ouro.

    Trarão o centro da bandeira nacional de metal dourado com 0m,025 de diametro, aquelle no braço direito e este no esquerdo.

    As bandas para estes inferiores serão como as das demais praças de pret.

    Os musicos usarão no grande uniforme a sobrecasaca de panno mescla azul e branca, ornados a golla e punho com galão de prata e calça garance como as demais praças, mas os alamares serão de soutache de prata e presos ás duas ordens de botões do peito e terão um peitilho de panno garance.

    Os capacetes serão tambem iguaes aos das demais praças, sendo de metal branco as partes que nelles são de metal amarello e tendo a calote espherica de metal amarello; usarão dragonas como as dos officiaes, tendo uma lyra e sendo completamente de metal branco prateado e com canotilhos de prata.

    Sobre as charlateiras terão uma lyra de metal branco.

    No pequeno uniforme usarão o mesmo das outras praças de pret, sendo os botões brancos e sobre o numero do kepi uma lyra de metal branco.

    Os clarins de cavallaria terão em grande uniforme peitilho garance com alamares, de cordão branco; os de artilharia e os cornetas e tambores dos corpos de artilharia de posição e arma de engenharia, peitilho garance e alamares de cordão preto; os cornetas e tambores de infantaria, peitilho de flanella branca com alamares de cordão garance.

    No pequeno uniforme usarão o mesmo das outras praças, tendo nos ante-braços, em substituição ao distinctivo da arma, um clarim, corneta ou tambor estampado em metal branco.

    Todas as armas usarão correame branco, tendo a de cavallaria talabarte.

    As praças de pret dos corpos montados usarão ponchos semelhantes aos dos officiaes dos seus respectivos corpos, tambem de panno azul ferrete forrado de baetilha encarnada.

    As praças graduadas trarão de cada lado da abertura do poncho, dispostas perpendicularmente a esta e a começar das costuras, tantas fitas de panno garance com 0m,020 de comprimento e 0m,02 de largura quantas corresponderem às divisas de sua graduação.

    As praças de pret dos corpos a pé usarão capotes de panno alvadio sem cabeção e tendo capuz.

    As praças graduadas usarão na manga esquerda do capote suas respectivas divisas.

    Nos serviços, puramente internos, de quartel, as praças usarão camisola e calça de brim pardo.

INVALIDOS DA PATRIA

Uniforme externo

    Bonnet, sobrecasaca, calça, botinas.

Bonnet

    De panno azul ferrete de copa circular excedendo a circumferencia da cabeça em 0m,10 e cahindo sobre a cinta que terá 0m,05 de largura, sendo todo elle de 0m,08 de altura; a pala terá na sua maior largura 0m,05, será de sola debruada e envernizada de preto bastante inclinada sobre os olhos e tendo na parte superior duas tiras de couro envernizado de preto de 0m,01 de largura com duas corrediças e presas aos extremos por dous botões pequenos. O emblema da frente será em metal amarello dourado, uma cercadura de louro e carvalho encimada por uma estrella e tendo internamente as lettras I. P.

Sobrecasaca

    Identica á do 1º uniforme dos officiaes effectivos do Exercito, sendo a golla da mesma fazenda e tendo nos extremos as lettras I P, tendo passadeira e carcellas e com tres botões pregados na costura externa dos canhões das mangas; divisas como as adoptadas para os inferiores do Exercito e acima dellas um emblema em metal amarello, da arma a que tiver pertencido no Exercito, ou ancora si tiver sido da Armada.

Calça

    De panno azul ou de brim branco, direita e de largura regular.

Botinas

    Lisas, de bezerro.

ESCOLA DE SARGENTOS

Primeiro uniforme

    Kepi de panno azul ferrete, dolman de panno azul, calça do mesmo panno com listras ou de brirn branco, botinas e polainas.

Segundo uniforme

    Kepi ou gorro de panno azul ferrete, com ou sem capa branca, tunica de flanella azul ferrete ou de brim pardo, calça de flanella azul ferrete ou de brim branco ou pardo, e cothurnos.

OBSERVAÇÕES

    A cinta do kepi, a aba do gorro, as gollas do dolman e da tunica, as listras das calças e o avivado das platinas serão de panno encarnado.

    Um monogramma com as lettras E S é que será o distinctivo para os ante-braços e aba do gorro.

ESCOLAS MILITARES

Corpos docente e administrativo

    Os lentes substitutos, professores, adjuntos e mais empregados civis das escolas e collegios militares, aos quaes couberem honras ou que tiverem direito ao uso de uniforme em virtude do cargo que exercerem usarão do seguinte:

    Bonnet, sobrecasaca, gravata, calça, banda, espada, talim, fiador, luvas e botinas.

    Todas estas peças de fardamento serão como as já descriptas no uniforme dos officiaes honorarios, com as seguintes modificações: o emblema do bonnet será sómente um castello bordado a ouro e na sobrecasaca as passadeiras terão como distinctivo também um castello; em ambos os braços acima das divisas trarão uma estrella bordada a ouro os lentes, substitutos, professores e adjuntos.

    Os inspectores do Collegio Militar usarão internamente de tunica de flanella azul ferrete identica á dos officiaes honorarios, mas tendo na golla como distinctivo um castello em metal amarello, castello em metal amarello, calça de flanella da mesma côr ou de brim branco.

ALUMNOS DAS ESCOLAS MILITARES

Primeiro uniforme

    Kepi, dolman de panno azul turqueza, platinas, calça garance com listras azul turqueza, talim de cadarço, espada de bainha de couro, fiador de retroz, luvas brancas de camurça, pellica ou fio do Escocia, meias botas.

Segundo uniforme

    Kepi, com ou sem capa de brin branco, tunica de flanella azul ferrete ou bluza de brim pardo, calça de flanella azul ferrete ou de brim branco ou pardo, e cothurnos.

ESPECIFICAÇÕES

Kepi

    De copa garance com cinta azul turqueza e em tudo o mais identico ao do corpo de engenheiros.

Dolman e tunica

    Terão os mesmos feitios, o mesmo emblema, com a mesma collocação que os do corpo de engenheiros, accrescentando-se o uso de uma estrella de 0m,025 de diametro, bordada a prata no dolman e de metal branco na tunica, no terço médio dos braços.

Cothurnos

    Lisos, de couro preto de bezerro, com as canos bem estreitos.

    Talim de cadarço, espada de bainha de couro, fiador, meias botas, platinas, calça, como as adoptadas neste plano.

OBSERVAÇÕES

    Os officiaes alumnos e os do corpo ou companhias de alumnos, usando uniforme dos alumnos, trarão em grande uniforme capacete ou chapéo armado e talim, segundo os corpos ou armas a que pertencerem, sobrecasaca e calça do corpo de engenheiros, sendo a golla, carcellas das mangas e listras da calça, de azul turqueza.

    Os alumnos poderão usar fóra das formaturas tope, dragonas, fiador de cordão de ouro, como dos officiaes.

ALUMNOS DO COLLEGIO MILITAR

Uniforme externo

    Kepi, dolman marron, platinas, calça garance com listras, polainas e botinas.

Uniforme interno

    Gorro, blusa, collete, calça e cothurnos.

ESPECIFICAÇÕES

Kepi

    Identico ao dos officiaes, com a copa garance e a cinta marron; emblema como o do corpo de engenheiros. Terá de altura 0m,10 e a cinta 0m,03 de largura.

Gorro

    De brim pardo, com a cinta de brim garance.

Dolman

    Identico ao do corpo de engenheiros, mas de côr marron com golla e carcella garance, tendo sómente cinco botões em cada ordem e sendo de 0m,012 de largura o cadarço que o orna. A platina será identica á do terceiro uniforme dos generaes, mas sómente de dous cordões.

Blusa

    De brim pardo, fechada como dos alumnos das escolas militares, tendo os punhos e toda a golla de brim garance.

Collete

    De flanella azul ferrete, quasi todo fechado e com mangas curtas.

Calças

    De panno garance do mesmo feitio que a dos officiaes, tendo sómente uma listra de panno marron com 0m,020 de largura, de brim pardo com o mesmo feitio.

    Polainas, botinas e cothurnos, como das praças de pret.

OBSERVAÇÕES

    O capote será como dos officiaes dos corpos a pé, sendo porém avivado de garance.

    Os botões serão como os do corpo de engenheiros, tendo duas dimensões: 0m,018 e 0m,010.

    As divisas dos alumnos officiaes serão de trancelim de 0m,004, que farão a volta do punho e irão formar um enfeite na parte anterior dos ante-braços.

    As divisas e bandas dos alumnos inferiores serão como as estabelecidas para as differentes armas, mas guardando dimensões proprias.

DISPOSIÇÕES GERAES

    A banda deverá ser usada sobre o talim.

    O kepi poderá ser usado deixando ver o emblema, com capa de brim branco quando o official estiver de calça branca, ou com capa de oleado quando trouxer comsigo o poncho ou capote.

    Fica supprimido o uso do dolman de brim branco, sendo o 4º uniforme exclusivamente para o interior dos estabelecimentos militares, quarteis, ou para dar guarnição á praça.

    Os officiaes effectivos e alumnos das escolas militares deverão andar habitualmente armados com a espada respectiva ao uniforme.

    Só será permittido aos officiaes do serviço activo o uso de botinas e salteiras nas cerimonias puramente particulares, quando estiverem no 1º ou 2º uniformes, e aos alumnos das escolas Militares quando nas mesmas condições estiverem com tope, dragonas, fiador de ouro, etc.

ARREIAMENTO

Montarias de officiaes generaes

Primeira

    Enxergão, caronas, enxerga, serigote, travessão com barrigueira e lategos, loros, estribos com boccaes, pellego, cochonilho, badana, sobre-cincha, schabrake burdado, cilha mestre, redea, cabeçada, freio, buçalete, cabresto, maneia peitoral e rabicho.

Segunda

    A mesma que a primeira montaria, substituindo-se o schabrake bordado pelo de galão de ouro.

ESPECIFICAÇÕES

    Enxergão - de lã.

    Caronas - uma preta de couro crú com cabello e outra de sola lavrada e preta, arredondadas na frente.

    Enxerga - de algodão de côr trançado.

    Serigote - com as cabeças prateadas.

    Travessão - de couro curtido.

    Barrigueira - de cadarço de lã encarnada com 0m,16.

    Lategos - de couro crú.

    Loros - de couro crú.

    Estribos - de meia picaria, de prata ou metal branco fino, com o copo de 0m,05 de altura, inteiramente fechado e lavrado.

    Boccaes - chatos de metal branco ou prata com 0m,18 de comprimento.

    Pellego - preto.

    Cochonilho - preto de retroz.

    Badana - de panno azul ferrete.

    Sobre-cincha - de couro.

    Schabrake - para primeira montaria: de panno azul ferrete, arredondado na frente e terminando em pontas, de modo a cobrir bem todo o arreiamento, ornado de um bordado igual ao da calça e as armas da Republica bordadas a ouro nas duas pontas; para o segundo: tambem de panno azul ferrete com o mesmo feitio e com as armas da Republica bordadas a prata, mas tendo uma listra de galão de ouro de quatro cordões com 0m,03 de largura e sendo o assento forrado de camurça.

    Cilha mestre - do couro envernizado, com cadarço de seda da mesma côr.

    Freio - de metal branco com barbella.

    Redea - de couro de anta, com tres argolas brancas cada uma de 0m,027 de diametro exterior e bombas de prata ou metal branco de 0m,022 de altura, uma outra argola igual sem bombas destinada á presilha, que servirá para unil-as quando se quizer; terminarão em palmas e se prenderão ao freio por presilhas de couro com botões de metal.

    Cabeçada - de couro de anta com argolas e meias bombas de metal branco das mesmas dimensões das da redea, prendendo-se ao freio por presilhas de couro com botões de metal, no meio da testeira um disco de metal dourado com 0m,03 de diametro com as armas da Republica.

    Buçalete e cabresto - de couro de anta com argolas, bomba e meias bombas de metal branco; as argolas terão 0m,032 de diametro externo, tendo a do fiador 0m,04, as bombas iguaes às das redeas.

    Peitoral - formado de tres tiras de couro de anta, reunidas de cada lado em um disco de metal dourado com 0m,045 de diametro com as armas da Republica, passando no meio por uma outra identica de 0m,06 de diametro, e gamarra prendendo-se á barrigueira.

    Rabicho - de couro de anta, com duas argolas de cada lado de 0m,035 de diametro exterior, e meias bombas, fivela e um disco de metal dourado de 0m,045 de diametro com as armas da Republica, na juncção dos lados.

    Maneia - de couro de anta com argola de 0m,04 de diametro e duas bombas de metal e botões de couro.

MONTARIAS DE OFFICIAES SUPERIORES

Capitães e subalternos

Primeira

    O mesmo dos officiaes generaes, de couro de gado vaccum, substituindo-se os emblemas dourados por identicos, que serão todos prateados: o schabralke de panno azul ferrete com o mesmo galão de ouro do schabrake da montaria dos generaes, tendo nas pontas o emblema da arma ou corpo em metal dourado; a cilha mestra, de couro branco envernizado e cadarço branco.

Segunda

    O mesmo, substituindo-se o schabrake por outro da côr do dolman, azul ferrete, azul ultramar, mas com listra garance para os corpos arregimentados e de couro envernizado para os corpos especiaes, tendo o emblema da arma ou corpo em metal branco e o assento forrado de camurça.

MONTARIAS DE PRAÇAS DE PRET

Primeira

    Enxergão, caronas, enxerga, serigote, travessão, com barrigueira e lategos, lóros, estribos com boccaes, pellego, sobre-cincha, schabrake de panno azul ferrete, cilha mestra, redeas, cabeçada, freio, buçaleté, cabresto, maneia, peitoral e rabicho.

Segunda

    A mesma que a primeira, substituindo-se o schabrake.

ESPECIFICAÇÕES

    Caronas - uma de couro crú com cabello, outra de sola lisa arredondada na frente.

    Serigote - com as cabeças de sola lisa e dous grampos em cada cabeça.

    Barrigueira - de cordão fino com 0m,16 de largura.

    Estribos - para os clavineiros: de latão com aro reforçado, liso e circular, apresentando uma abertura de 0m,08, e soleira coberta sómente na parte interna com uma lamina de ferro em serrilha; para os lanceiros, os mesmos, tendo em um delles um boccal para o couto da lança.

    Boccaes - de latão, chatos e de 0m,09 de comprimento.

    Schabrake - para a primeira montaria: de panno azul ferrete, com listras de 0m,04 e nas pontas o numero do regimento, de 0m,04 de altura; para a segunda identico, sendo, porém, de panno azul ultramar ou mescla azul e branco, conforme a arma, o tendo assento forrado de couro.

    CiIha mestra - de couro branco com cadarço de algodão.

    Peitoral - de couro com duas argolas de metal amarello, de 0m,045 de diametro externo em cada lado, e um disco de 0m,06 de diametro de metal amarello, tendo estampado o emblema da arma.

    Freio - de aço com barbella.

    Redeas, cabeçada, buçalete, cabresto, rabicho, maneias - como os dos cavallos dos officiaes, substituidas as bombas por botões de louça e supprimidos os discos, e tendo cada redea sómente duas argolas, uma para a presilha do freio e outra para a juncção das redeas.

    Enxergão, enxerga, travessão, lategos, lóros, pellogo e sobre-cincha - iguaes aos dos cavallos dos officiaes.

    Cochonilho, badanas - não usarão.

OBSERVAÇÕES

    Em passeio os officiaes são dispensados de trazer schabrake em seus cavallos, usando de badanas, que serão de couro ou de panno azul ferrete, tendo as armas da Republica bordadas a ouro nos cantos.

    E' permittido aos officiaes substituirem o couro de gado vaccum das redeas, cabeçadas, etc., por couro de anta.

    Os maneadores, travas e laços farão parte do arreiamento das praças, quando em serviço de campo.

    O poncho será usado dentro de uma maleta, de fórma cylindrica de côr garance, tendo nos circulos bases o numero do regimento; será fixo á cabeça detrás do serigote por duas garupeiras de sola, passando pelos grampos.

    Em ordem de marcha o poncho passará para a frente, dando logar á mala de garupa destinada á roupa.


Este texto não substitui o original publicado no Coleção de Leis do Brasil de 1894


Publicação:
  • Coleção de Leis do Brasil - 1894, Página 528 Vol. 1 pt. II (Publicação Original)