Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 94, DE 1992 - Exposição de Motivos
Veja também:
DECRETO LEGISLATIVO Nº 94, DE 1992
Aprova o texto do Tratado sobre Registro Internacional de Obras Audiovisuais, assinado pelo Brasil em 7 de dezembro de 1989, que resultou da Conferência Diplomática sobre o Registro Internacional de Obras Audiovisuais, realizada em Genebra, de 10 a 21 de abril de 1989.
Exposição de Motivos
A Sua Excelência o Senhor
Doutor Fernando Collor,
Presidente da República.
Senhor Presidente,
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, em anexo, o texto do "Tratado sobre o Registro Internacional de Obras Audiovisuais", assinado pelo Brasil em 07 de dezembro último, que resultou da "Conferência Diplomática sobre o Registro Internacional de Obras Audiovisuais", realizada em Genebra, de 10 a 21 de abril de 1989.
2. O "Tratado sobre o Registro Internacional de Obras Audiovisuais", aprovado pelos órgãos internos interessados, atende plenamente ao interesse brasileiro, na medida em que privilegia, no caso do conflito de leis, a legislação nacional na matéria.
MRE/ DCINT/ DCA/ 393/ PAIN-L00-00/1990/2.
3. Como é de conhecimento de Vossa Excelência, o desenvolvimento e o aprimoramento constante das leis de proteção dos direitos autorais constituem desafio permanente diante da inexorabilidade do progresso tecnológico no campo do audiovisual, o que faz com que a apropriação e a utilização das obras artísticas e intelectuais cresçam em progressão geométrica.
4. O Brasil foi decimo-terceiro país a apor sua assinatura ao Tratado, ao qual já aderiram a Áustria, Burkina, Faso, Chile, Egito, Estados Unidos da América Filipinas, França, Guiné, Humgria, Índia, México e Senegal.
5. Cabe registrar que o Tratado entrará em vigor três meses após o quinto depósito de ratificação, o que deverá ocorrer neste semestre. No caso do Brasil, o Tratado entrará em vigor três meses depois do depositado seu instrumento de ratificação.
6. Nessas condições, tenho a honra de submeter minuta de mensagens presidencial, para que Vossa Excelência, se assim houver por bem, encaminhe o texto do Tratado anexo à aprovação do Poder Legislativo.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, a garantia do meu mais profundo respeito.