Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 11, DE 1992 - Exposição de Motivos
Veja também:
DECRETO LEGISLATIVO Nº 11, DE 1992
Aprova o texto do Acordo sobre Cooperação Cultural celebrado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da Bulgária, em Brasília, em 25 de julho de 1990.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DCINT/DDC/DIEP/DAI/DE-II/DFTR/365/SDAC L00 J03,
DE 6 DE NOVEMBRO DE 1990, DO SENHOR MINISTRO DE ESTADO
DAS RELAÇÕES EXTERIORES
A Sua Excelência o Senhor
Fernando Collor,
Presidente da República.
Senhor Presidente,
Tenho a honra de submeter a elevada consideração de Vossa Excelência o anexo texto do Acordo sobre Cooperação Cultural entre o Brasil e a República Popular da Bulgária, assinado em Brasília, em 25 de julho de 1990.
2. O Acordo em apreço visa a reger as atividades de caráter cultural, esportivo e educativo, levadas a efeito pelo Governo, pelas instituições governamentais e não-governamentais de uma das Partes Contratantes no território de outra. Nesse contexto, contempla promover a cooperação bilateral mediante modalidades como o intercâmbio de intelectuais, artistas, professores, arquitetos e esportistas; a criação de cursos regulares de língua portuguesa e búlgara, de literatura e civilização dos dois países; a tradução e publicação de obras literárias; o intercâmbio de publicações e de missões educacionais; e a organização de manifestações culturais.
3. Os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países são designados pelo Acordo, como Coordenadores para efeitos de implementação de suas cláusulas.
4. Permito-me encarecer a Vossa Excelência a conveniência de o Governo brasileiro ratificar o presente Acordo, para o que será necessária a autorização prévia do Congresso Nacional, conforme os termos do art. 49, inciso I, da Constituição Federal.
5. Nessas condições, submeto à elevada consideração de Vossa Excelência o anexo projeto de Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional, acompanhado do texto do Acordo de Cooperação Cultural entre o Brasil e a República Popular da Bulgária.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, a garantia do meu mais profundo respeito.