Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 26, DE 1982 - Exposição de Motivos
Veja também:
DECRETO LEGISLATIVO Nº 26, DE 1982
Aprova o texto do Acordo sobre Cooperação Econômica e Industrial, concluído entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Portugal, em Lisboa, a 3 de fevereiro de 1981.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº DE-I / DAI/ 79/ 800 (B46) (F42), DE 9 DE MARÇO DE 1981,
DO SENHOR MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.
A Sua Excelência o Senhor
João Baptista de Oliveira Figueiredo,
Presidente da República.
Senhor Presidente
Tenho a honra de submeter à alta consideração de Vossa Excelência o texto do Acordo sobre Cooperação Econômica e Industrial entre Brasil e Portugal, assinado em Lisboa, a 3 de fevereiro de 1981, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Senhor André Pereira Gonçalves, e por mim, por ocasião da visita de Vossa Excelência àquele país.
2. O mencionado Acordo visa a intensificar a cooperação econômica Luso-Brasileira, criada pelo Acordo de Comércio de 1956, como órgão de consulta e coordenação.
3. Permito-me encarecer a Vossa Excelência a conveniência de o Governo brasileiro ratificar o presente Acordo, sendo para tanto necessária a prévia autorização do Congresso Nacional, conforme os termos do artigo 44, inciso I, da Constituição Federal.
4. Nessas condições, tenho a honra de submeter projeto de mensagem ao Congresso Nacional para que Vossa Excelência, se assim houver por bem, encaminhe o texto do anexo Acordo á consideração do Poder Legislativo.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, os protestos do meu mais profundo respeito. - Saraiva Guerreiro.
- Diário do Congresso Nacional - Seção 1 - 29/8/1981, Página 8593 (Exposição de Motivos)