23/04/2013 TV Câmara lança série de documentários sobre o sistema de saúde brasileiro

A TV Câmara lança, em 27 de abril, a série Estado de Saúde, com três documentários de média metragem que abordam as principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento. Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como foco o Sistema Único de Saúde (SUS), que atende cerca de 80% da população.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nas cidades mineiras de Itanhandu e Belo Horizonte, é retratada a rede de atenção básica por meio do programa de saúde da família e dos centros de saúde.

Em Brasília e Belém do Pará, a equipe do documentário Emergência acompanhou os resgates do Samu feitos nas ambulâncias, motos, helicópteros e lanchas. Na capital do País, o dia-a-dia de um paciente renal crônico evidencia como o sistema lida com os tratamentos de alta complexidade.

Também em Brasília, a equipe acompanhou os trabalhos no pronto-socorro de um dos maiores hospitais do País: o Hospital de Base. Os pacientes de câncer e que se recuperam de Acidente Vascular Cerebral (AVC) foram acompanhados em Recife (PE).

Foco no dia a dia
A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vive diariamente essa realidade.

Os episódios Prevenção e Tratamento foram dirigidos pelo cineasta Guga Caldas, formado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), autor dos filmes “A Farsa do Acre”, “A menina metalinguística e o garoto melancólico” e “A florista do outro lado da praça”, premiados no CineEsquemaNovo, e no Festival de Santa Maria.

O episódio Emergência foi dirigido pelo cineasta Santiago Dellape, formado em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), autor de oito curta-metragens, dos quais se destacam “Nada Consta” (2006) e “Ratão” (2010), ambos premiados nos Festivais de Cinema de Brasília e de Gramado.

Serviços
Lançamento da série Estado de Saúde na grade da TV:

Prevenção – 27 de abril (sábado) às 21h
Emergência – 25 de maio (sábado) às 21h
Tratamento – 22 de junho (sábado) às 21h

Reprises sempre aos domingos (2h / 13h30 / 19h30), às quartas (5h30 / 21h30) e às sextas-feiras (10h)

Mais informações de como sintonizar a TV Câmara no endereço:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO