07/05/2014 TV Câmara lança documentário “Enciclopédia do Riso e da Dor”, que conta a atuação de advogados durante o regime militar

A TV Câmara lança nesta semana o documentário “Enciclopédia do Riso e da Dor”, com direção de Guga Caldas. O filme mostra o funcionamento da Justiça brasileira no período da ditadura militar. A produção conta com relatos de grandes nomes da advocacia que se especializaram na defesa de presos políticos, como Eny Moreira, Rosa Maria Cardoso, Técio Lins e Silva e Modesto da Silveira.
Numa série de depoimentos, o documentário revela a coragem de um grupo de advogados que decidiu lutar contra os desmandos do regime e lutar em favor de um país mais democrático. Estima-se que a ditadura militar realizou mais de 25 mil prisões políticas, na sua maioria, de estudantes e trabalhadores que foram submetidos aos mais variados tipos de tortura e muitos acabaram morrendo. 
O documentário mostra como era difícil a luta desses advogados até mesmo para descobrir em que quartel ou delegacia se encontravam seus clientes; como era a busca por desaparecidos e as consequências desse enfrentamento com o regime de exceção.  “Enciclopédia do Riso e da Dor” também revela o trabalho heroico e clandestino desses advogados, que passaram a copiar os processos arquivados nos tribunais militares – numa tentativa de preservar a memória deste período e comprovar a arbitrariedade das prisões.

Serviço
Documentário: A Enciclópedia do Riso e da Dor
Produção: TV Câmara
Direção: Guga Caldas
Estreia: sábado, 10 de maio de 2014, às 21h
Reprises: domingo, 2h, 13h30 e 19h30 / segunda, 6h30/  terça, 6h / quarta, 21h30.