16/10/2013 TV Câmara de Porto Alegre oficializa ingresso à Rede Legislativa de TV digital

TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal estão em sinal digital, aberto e gratuito em Porto Alegre

A Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Municipal de Porto Alegre assinam acordo para a participação da TV legislativa local na Rede Legislativa de TV Digital. A cerimônia acontece nesta segunda-feira (21), às 15h, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa.
Porto Alegre passa a fazer parte do grupo de capitais que está no ar em sinal digital com as quatro emissoras legislativas em um mesmo transmissor: a TV Câmara (61.1), que iniciou sua transmissão na capital gaúcha há um ano; a TV Assembleia do Rio Grande do Sul (61.2); a TV Senado (61.3); e a TV Câmara Municipal de Porto Alegre (61.4), que está no ar em caráter experimental há dois meses e agora oficializa seu ingresso à Rede Legislativa. É a chamada multiprogramação, recurso que permite a transmissão de quatro emissoras independentes de televisão em um mesmo canal. As outras capitais nesta mesma situação são Fortaleza e São Paulo.
Pelo acordo a ser firmado, a Câmara dos Deputados investiu R$ 3 milhões na compra dos equipamentos para a transmissão digital e a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal se responsabilizaram pelas despesas operacionais e de manutenção. “A grande vantagem da Rede Legislativa é o compartilhamento de equipamentos e a redução dos custos da operação. Assim, vamos universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular”, defende a presidente do Comitê Gestor de TV digital da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro.

A TV Câmara, em parceria com as assembleias legislativas ou com as câmaras municipais, já está no ar em sinal aberto, gratuito e digital em 20 cidades: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Palmas, Cuiabá, Vitória, Goiânia, Manaus, São Luís, Barretos, Bauru, Ribeirão Preto, Jaú, Jacareí, Piracicaba, Tupã, Sete Lagoas e Uberaba. São cerca de 42 milhões de pessoas com acesso à programação da Câmara dos Deputados.

O projeto da Câmara dos Deputados é levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do país. Assim é possível que cada Casa Legislativa dos municípios tenha sua TV local. A Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizam um workshop no dia 1º de novembro para orientar as câmaras municipais interessadas em fazer parte desse projeto. Mais informações pelo e-mail redelegislativa@camara.leg.br ou pelo telefone (61) 3216.1500.