23/05/2013 Seca no Nordeste, Era Vargas e crise nos hospitais universitários são alguns temas da semana na Rádio e TV Câmara

A seca no Nordeste é tema de programas inéditos da Rádio Câmara e da TV Câmara na semana de 27 de maio a 2 de junho. Na Rádio, o programa “Ponto de Vista” recebe, na terça-feira, às 7h, o agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, que retrata a história das políticas de combate à seca no sertão e defende uma mudança de perspectiva: ao invés de combater a seca é preciso investir em meios para conviver e produzir em tempos de estiagem.

Na quinta-feira (30), a TV Câmara também discute a tecnologia de produção para o semiárido nordestino com o chefe-geral da Embrapa Semiárido, sediada em Pernambuco, Natoniel Franklin de Melo. O programa, inédito, será transmitido às 21h30.

Na TV Câmara, o segundo episódio do “Conversa Franca” sobre os 190 anos do Congresso Nacional vai abordar os primeiros anos da Era Vargas. É convidado o historiador Vamireh Chacon.

Hospitais universitários
Em um programa simultâneo, Rádio e TV Câmara discutem a crise nos hospitais universitários, na próxima terça-feira (28), no programa Expressão Nacional, transmitido ao vivo pela duas emissoras às 21h30.

Entidades ligadas à saúde e à educação acusam o governo de querer privatizar os hospitais universitários. A Empresa Hospitalar, criada pelo Governo Federal há dois anos para facilitar a contratação de pessoal e compra de remédios e equipamentos, está no centro da crise.

Segundo o Ministério da Educação, a empresa está tornando as compras e as contratações mais baratas. Mas o Ministério Público Federal questiona na Justiça a legalidade da empresa, que para o MP desrespeita a autonomia universitária e permite a contratação sem concurso. 

Confira a programação completa da Rádio e TV Câmara