12/05/2016 - Solenidade marca nova etapa do projeto de revitalização da 302 Norte

Inauguração de duas esculturas se insere na proposta de transformar a quadra em um museu a céu aberto

A Câmara dos Deputados, por meio da Quarta-Secretaria, realiza no dia 17 de maio ato de entrega da Quadra ConVida para a comunidade de Brasília. Quadra ConVida é o projeto de revitalização da Superquadra 302 Norte - onde mora a maioria dos deputados federais -, depois de anos interditada devido às obras de reforma dos seus nove blocos de apartamentos.

Na solenidade, marcada para 20 horas na praça central da SQN 302, serão inauguradas duas esculturas dos artistas plásticos Darlan Rosa e Bia Dória, doadas para instalação nas áreas abertas da quadra.

O evento contará com a presença do quarto-secretário da Câmara dos Deputados, deputado Alex Canziani; do líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO); do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; do secretário de Educação do DF, Júlio Gregório; e do empresário Paulo Octávio, que doou uma das obras.

Segundo Canziani, a ideia é transformar a quadra dos deputados, como a 302 Norte é conhecida, em um museu a céu aberto. Além das duas esculturas, foram doadas nove gravuras de Darlan Rosa para decorar as entradas dos blocos.

Basquete

Durante o lançamento, será disputada partida de basquete entre deputados e empresários do comércio local para marcar a proposta de integração do projeto Quadra ConVida. Também serão doados materiais pedagógicos para a Escola Classe 302 N, constituídos de livros didáticos para Ensino Fundamental I.

Quadra ConVida

Lançado em setembro de 2015, com a reabertura da 302 Norte à comunidade, o projeto Quadra ConVida tem como objetivo resgatar os princípios que nortearam Lúcio Costa no desenvolvimento do plano urbanístico do Plano Piloto, em especial o das superquadras residenciais, inspirados nos valores essenciais ao bem-estar coletivo. Segundo o arquiteto, Brasília foi concebida como uma cidade-parque na qual os laços comunitários seriam fortalecidos e o homem e a natureza conviveriam de forma harmoniosa e complementar.