Principal comissão técnica da Câmara, CCJ inaugura em agosto sistema eletrônico de presença

26/07/2013 00h00

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados lança no dia 7 de agosto, durante reunião ordinária, o Sistema para Registro Eletrônico de Presença. Será a primeira comissão da Casa que terá painel eletrônico, por ter o maior número de integrantes. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, deverá participar do lançamento, marcado para as 10 horas.

Os benefícios do sistema serão agilizar o registro de presença e eliminar possíveis erros e exigência de conferência e controle posteriores, garantindo mais segurança e transparência ao processo. O registro de presença será acompanhado em tempo real na intranet (CamaraNet) e, na internet, após o final da reunião da CCJ, como já ocorre com o Plenário Ulysses Guimarães.

O projeto será dividido em três módulos. No primeiro módulo, a presença será registrada por autenticação biométrica, feita em um terminal instalado na entrada da comissão, e apontada a seguir no painel eletrônico. Até novembro, deverá ser ativado o módulo para votação e, em 2014, o de eleição.

Não haverá custo na primeira fase, graças ao remanejamento de verbas. O sistema faz parte da Gestão Estratégica da Câmara, cujo objetivo é ampliar a transparência das atividades e das informações da Casa.