27/08/25 - Iluminação laranja no Congresso conscientiza sobre esclerose múltipla

O prédio do Congresso Nacional será iluminado na cor laranja nesta quarta (27) e quinta (28) em apoio ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto. O objetivo é dar maior visibilidade à doença e alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Trata-se de uma doença neurológica crônica e não contagiosa que, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, atinge cerca de 40 mil brasileiros. Por motivos genéticos ou ambientais, o sistema imunológico começa a agredir a camada de gordura que envolve as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal, comprometendo a função do sistema nervoso e causando sua deterioração.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da EM são alterações na sensibilidade (como formigamento, dormência, queimação ou dor na perna, no braço ou no rosto, por exemplo), rigidez dos músculos, fraqueza muscular, fadiga, problema de visão, desequilíbrio, disfunção da bexiga e/ou do intestino, disfunção sexual, dificuldade para falar e para engolir, alterações emocionais e cognitivas.

Tratamento
Ainda não há cura nem prevenção contra essa doença que afeta o sistema nervoso central, mas há remédios indicados por neurologistas para diminuir as inflamações e a frequência dos surtos (crises da doença), melhorando a qualidade de vida do paciente. Outras medidas de apoio, como prática de exercícios físicos, fisioterapia e repouso nas crises intensas, também podem ser recomendadas.