12/08/2013 Em ato simbólico, Câmara devolverá mandatos a deputados comunistas cassados há 65 anos

Cerimônia contará com presença de familiares de parlamentares

A Câmara dos Deputados realiza amanhã (13/8), às 14h30, no Plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene para a devolução simbólica dos mandatos dos deputados federais que foram cassados em 1948, durante o governo do então presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Os parlamentares que perderam o mandato pertenciam ao Partido Comunista Brasileiro, que teve seu registro cassado.  

Entre os cassados em 1948, estavam nomes importantes do partido, inclusive o de um dos principais escritores brasileiros, o baiano Jorge Amado.  Além do escrito, perderam seus mandatos outros treze deputados, entre eles alguns nomes históricos do PC do B, como Maurício Grabois, Carlos Marighela, Gregório Bezerra e João Amazonas – que presidiu a legenda. A Resolução da Mesa nº10 foi publicada em 10 de janeiro de 1948, em atendimento à Lei 211, publicada três dias antes, que previa a cassação. A Resolução 24, de 2013, anula os efeitos da medida adotada há 65 anos.

O evento contará com a presença de familiares dos parlamentares. Estão confirmados os nomes de Maria Marighella (neta de Carlos Mariguela), Olga Crispim Bardawil (filha de José Maria Crispim), Paloma Jorge Amado e João Jorge Amado (filhos de Jorge Amado), Luiz Eduardo Magalhães Oest  (neto de Henrique Cordeiro Oest), João Carlos Amazonas (filho de João Amazonas) e Carlos Gadelha Grabois (sobrinho neto de Maurício Grabois).

Lista dos deputados cassados em 1948:                

Carlos Marighela
Francisco Gomes
João Amazonas de Souza Pedroso
Maurício Grabois
Agostinho Dias de Oliveira
Alcêdo de Moraes Coutinho
Gregório Lourenço Bezerra
Abilio Fernandes
Claudino José da Silva
Henrique Cordeiro Oest
Gervásio Gomes de Azevedo
Jorge Amado
José Maria Crispim
Oswaldo Pacheco da Silva

É o segundo evento do gênero promovido pela Câmara dos Deputados. Em dezembro do ano passado, a instituição fez a devolução simbólica dos mandatos de 173 deputados que foram cassados a partir de 1966, durante o período dos governos militares.