01/09/2014 Deputados homenageiam Eduardo Campos e Pedro Valadares nesta terça-feira
A Câmara dos Deputados realiza sessão solene amanhã (02/09), às 15h, em homenagem aos ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares, que morreram no último dia 13 em acidente aéreo ocorrido em Santos (SP). Candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Já Valadares era assessor da campanha do PSB.
Eduardo Campos era filiado ao PSB desde 1990, foi eleito deputado federal três vezes, entre 1995 e 2007, e ocupou a liderança do PSB em três ocasiões. Um dos projetos de sua autoria, que ainda tramita na Câmara dos Deputados, é o PL 5718/05, que estabelece normas restritivas de gastos, mecanismos de transparência e punições voltadas para responsabilidade em campanhas eleitorais.
A proposta, denominada por Campos de Lei de Responsabilidade Eleitoral, estabelece teto para gastos nas campanhas, a ser definido pela Justiça Eleitoral. Como deputado também participou, em 2001, da Comissão Parlamentar de Inquérito da Nike-CBF, que investigou o tráfico de jogadores menores e a falsificação de passaportes. Ele foi sub-relator da CPI na área de tráfico de jogadores menores.
Já o ex-deputado Pedro Valadares era sobrinho do senador Antonio Carlos Valadares e primo do deputado federal Valadares Filho, ambos de Sergipe. Nascido em Simão Simas (SE) em 1965, foi deputado federal entre 1991 e 1995; entre 1995 e 1999; e entre 1999 e 2003. Também assumiu mandato em 2008 e em 2010, como suplente.
Solenidade
Entre os convidados para a sessão solene, confirmaram presença a viúva de Eduardo Campos, Renata Campos; os filhos do ex-deputado; a mãe, ministra Ana Arraes - do Tribunal de Contas da União -; e o irmão, Antônio Campos. Também vão participar da sessão o filho de Pedro Valadares, Rodrigo Santana Valadares, os irmãos e a tia, Ana Luiza Valadares.
Além dos familiares, confirmaram presença o deputado Beto Albuquerque, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva; o presidente do PSB, Roberto Amaral; ministros de Estado e o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.
A sessão solene acontece no Auditório Nereu Ramos, devido à reforma do plenário Ulysses Guimarães.