22/08/25 - Congresso recebe iluminação especial para alertar sobre importância da primeira infância
O Congresso Nacional será iluminado de verde do próximo domingo (24/8) até terça-feira (26) em referência à conscientização sobre os cuidados com a primeira infância. A ação remete ao Dia da Conscientização sobre a Primeira Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover uma reflexão sobre as condições em que vivem as crianças.
A celebração ganha força no momento em que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2628/22, de autoria do Senado, que cria regras mais rígidas para proteger crianças e adolescentes no uso de aplicativos, jogos eletrônicos, redes sociais e programas de computador. A proposta prevê obrigações para os fornecedores e controle de acesso pelos pais e responsáveis.
Desenvolvimento
Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira infância é o período que abrange os seis anos completos de vida de uma criança. Nesta fase ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.
Assim, quanto melhores as experiências da criança e quanto mais estímulos qualificados ela receber nesse período, maiores serão as chances de desenvolver plenamente seu potencial. Na primeira infância é formada toda a estrutura emocional e afetiva e desenvolvidas áreas fundamentais do cérebro – relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.
Por isso, problemas graves nesta fase, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro. Por outro lado, o estímulo adequado gera benefícios, como o aumento da aptidão intelectual e a formação de adultos aptos a lidar com desafios.
Conforme dados do IBGE, constantes no censo de 2022, divulgados pelo Projeto Primeira Infância Primeiro, as crianças na primeira infância correspondem a 8,92% da população brasileira, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas.