Comissão geral da Câmara discute segurança pública e trânsito na próxima terça-feira (19)

14/03/2013 12h36

A Câmara realiza, na próxima terça-feira (19 de março), comissão geral para discutir projetos relacionados à segurança pública e ao combate à violência no trânsito.

O debate ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, das 10h às 18h. Serão convidados juristas, representantes do Ministério Público, magistrados e especialistas nos temas.

Índices de violência
Autor do requerimento para realização da comissão geral, o presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Lincoln Portela (PR-MG), argumenta que a discussão é relevante em razão do aumento dos índices de violência no País. “Precisamos apresentar propostas para abrandar a cultura do desrespeito que gera toda essa violência”, diz.

Segundo ressalta o parlamentar, 1,1 milhão de pessoas foram mortas vítimas de homicídios nos últimos 30 anos, segundo dados do Mapa da Violência 2012. Cerca de 140 pessoas morrem por dia no Brasil, sendo que 7 delas são mulheres assassinadas por seus cônjuges.

Trânsito
O trânsito, acrescenta Portela, coloca o Brasil no 5º lugar em maior índice de mortes, ficando atrás da Rússia, Estados Unidos, China e Índia.

O deputado Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, destaca que a violência no trânsito resulta, em média, na morte de 117 pessoas por dia no Brasil.

A comissão geral foi anunciada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, no último dia 26 de fevereiro, após reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.