Câmara lança publicação sobre desigualdade econômica no Brasil

Agenda Brasileira reúne análises de consultores da Casa sobre as disparidades socioeconômicas e políticas públicas que favoreçam uma sociedade mais justa e equitativa
16/12/2024 16h50

A Câmara dos Deputados lança, nesta terça-feira (17), a 9ª edição do periódico Agenda Brasileira, da Edições Câmara, com foco na desigualdade econômica. A publicação reúne análises e propostas elaboradas pelos consultores legislativos da Casa. Cada artigo apresenta uma análise técnica fundamentada sobre as causas e possíveis soluções para a desigualdade, com o objetivo de estimular reflexões sobre maneiras de reduzir as disparidades socioeconômicas no país. O evento será às 15h, no Salão Nobre da Casa.

A edição aborda os efeitos redistributivos da reforma tributária e da previdência social, a distribuição de renda e riqueza, o impacto da concorrência econômica, os efeitos da inovação tecnológica e da inteligência artificial sobre as desigualdades, além das políticas energéticas, subsídios no setor elétrico e questões urbanas, como políticas habitacionais e cidades mais inclusivas. Também são discutidos o papel do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como política redistributiva e a participação da mulher no mercado de trabalho, reforçando a igualdade de gênero como base para uma sociedade mais justa.

Após o evento, o livro estará disponível para compra na livraria física da Câmara dos Deputados, localizada no Hall do Centro de Documentação e Informação (Cedi), Anexo II, e na livraria virtual da Edições Câmara. O e-book também poderá ser baixado gratuitamente no portal da Casa, na Biblioteca Digital e nas plataformas Apple e Google.

Serviço

Lançamento do periódico Agenda Brasileira: Desigualdade Econômica

Data: 17 de dezembro de 2024

Horário: 15h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados 

Onde comprar: Livraria virtual da Edições Câmara

E-book gratuito: Disponível na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados e nas lojas Apple e Google​