04/06/2013 Câmara dos Deputados inaugura amanhã exposição de pintura rural

"Sentimento caipira", de Jocelino Soares, retrata paisagens bucólicas do interior de São Paulo; obras permanecem em exposição até o fim do mês

A Câmara dos Deputados inaugura amanhã, às 19 horas, na Galeria de Arte do Salão Nobre, a exposição Sentimento Caipira, do pintor Jocelino Soares. São 16 obras, com temas que retratam paisagens rurais, baseadas em cenários da cidade natal do artista, Neves Paulista, no interior de São Paulo.

Jocelino trabalha com luzes e sombras, e seus traços impressionistas são inspirados em Monet, Gauguin, Manet, Toulouse-Lautrec e, principalmente, Van Gogh. As telas também se aproximam da plasticidade de pintores como Victor Meirelles, autor de A Primeira Missa no Brasil, Pedro Américo, com o quadro Independência ou Morte (também conhecido como Grito do Ipiranga), e Almeida Júnior, com Caipira Picando Fumo.

Pós-graduado em Arte e Educação, Jocelino foi curador de museus em São José do Rio Preto, vizinha à sua cidade natal, e é fundador do Centro de Tradições Caipiras – CTC e da  Sociedade dos Amigos e Criadores de Sacis – SASIAÇÃO, na mesma cidade. Sua primeira exposição ocorreu em 1974, no 15º Salão de Arte Juvenil, na Casa de Cultura de São José do Rio Preto (SP). Em 1979, na 20ª edição do salão, conquistaria o primeiro lugar. Antes, em 1978, venceria a 5ª Semana de Arte Jovem, na mesma cidade. Obteve ainda o troféu de melhor trabalho na ala moderna, em 1983, no Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto. Participou de exposições na Itália e nos EUA.

 

Além de atuar nas artes plásticas, o artista apresentou programa de TV, ilustrou  obras literárias e capas de livros e redigiu artigos sobre a “vida caipira” para o  Diário da Região de São José do Rio Preto. Os textos foram reunidos no livro “Sentimento Caipira”, de 2011.

Jocelino teve sua vida retratada em três biografias, que foram adotadas por escolas da rede municipal de sua região – onde, em 2003, foi criado o Instituto Cultural Jocelino Soares.  Sua vida e obra também inspiraram, em 2005, a realização do espetáculo de dança “Sentimento Caipira” da Cia. Virtual de Dança. Para completar sua carreira artística multifacetada, organizou o 1° Festival de Música Caipira de São José do Rio Preto.

SERVIÇO

Cerimônia de abertura da exposição Sentimento Caipira, de Jocelino Soares

Data: 5 de junho de 2013
Horário: 19 horas

Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Visitação: 6 a 30 de junho de 2013
Hora: Todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 17h
Entrada franca
Informações (61) 3215-8080 | cultural@camara.leg.br