14/06/2013 Câmara dos Deputados abre inscrições para debate sobre a construção da democracia

Painel "190 anos: Parlamento e Povo construindo a Nação" ocorrerá no dia 27 de junho, no auditório da TV Câmara.

Como parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento Brasileiro, a Câmara dos Deputados promove, no dia 27 de junho, o painel “190 anos: Parlamento e Povo construindo a Nação”. As inscrições, abertas a partir desta sexta-feira (14), poderão ser feitas pelo endereço https://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/eventosprogramados

O evento, a ser realizado no Auditório da TV Câmara, das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30, tem como objetivo estabelecer uma reflexão sobre a atuação do Parlamento nesses 190 anos sob a ótica da relação entre a instituição e o povo na construção da democracia e da Nação. Os debatedores analisarão os avanços e retrocessos do período e o que ainda precisa ser feito na evolução dessa relação.

O painel é voltado para parlamentares do Congresso Nacional, cientistas sociais e políticos, alunos de graduação, pós-graduação e mestrado dos cursos de Ciências Sociais, Ciência Política, História e Direito das universidades do Distrito Federal, alunos do mestrado em Poder Legislativo da CD, entidades e associações de classe, além da imprensa.

Voto, reforma política, mulher e Poderes
O primeiro dos quatro temas a serem discutidos tratará do significado do voto e terá como debatedores os cientistas políticos Jairo Nicolau e Carlos Ranulfo de Melo, além do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ).
A reforma política será debatida entre os cientistas políticos Antônio Octávio Cintra, Fátima Anastasia e o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que foi o relator, no ano passado, da comissão especial que analisou a questão.

O terceiro tema do painel abordará a participação da mulher na política e terá como debatedoras a cientista política Giovana Perlin, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
O último assunto em discussão será a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo no Brasil. Os painelistas convidados serão o cientista político José Álvaro Moisés, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Todo o debate será gravado e, posteriormente, transmitido pela TV Câmara.