Câmara abre na quinta (1º) inscrições para concurso que estimula participação política de crianças e jovens

O candidato deverá elaborar programas de vídeo e áudio com duração de um a cinco minutos. As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 30 de setembro nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada
29/07/2013 17h25

Em comemoração aos 25 da Constituição Federal, a TV Câmara e a Rádio Câmara, em parceria com o portal Plenarinho, lançam o concurso de programas de vídeo e rádio “Política: o que você tem a ver com isso?”. Os programas deverão ser produzidos por jovens de 10 a 18 anos e ter duração de 1 a 5 minutos.

 

O objetivo do concurso é despertar nas crianças e adolescentes o envolvimento com assuntos que dizem respeito a sua vida e a vida de sua comunidade. Com uma câmera ou um gravador nas mãos, os jovens poderão oferecer à sociedade versões sobre o seu papel na construção de um mundo melhor.

Os trabalhos selecionados serão exibidos nos programas Outras Vozes e Câmara Ligada, da TV Câmara e da Rádio Câmara, e ficarão disponíveis nos portais do Plenarinho (www.plenarinho.leg.br) e do Câmara Ligada (www.camaraligada.com.br).

Inscrições
As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 30 de setembro de 2013 nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada. O primeiro colocado de cada grupo etário (10 a 14 anos, e 15 a 18 anos) de cada modalidade (rádio ou televisão) receberá um tablet.

A entrega das obras será feita somente pela internet. Para tanto, o candidato deverá postar seu vídeo ou programa de rádio em site de carregamento de arquivos de sua escolha (Youtube, Vimeo, Soundcloud, entre outros). O link do arquivo deverá ser informado no campo correspondente da ficha de inscrição.

O resultado será divulgado na data provável de 7 de outubro de 2013, nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada.

Os programas
O Outras Vozes é um programa colaborativo em que o público deixa de ser apenas espectador para se tornar produtor de conteúdo. Comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das periferias e outras engajadas nas mais diversas causas têm hoje o audiovisual como instrumento de expressão e mobilização.

Ao abrir espaço para a exibição desses produtos, a TV Câmara e a Rádio Câmara buscam construir uma democracia participativa na mídia e cumprem o disposto no artigo 221 da Constituição, que prevê a promoção da cultura regional e estímulo à produção independente.

Câmara Ligada é um espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania. A fórmula reúne uma plateia com 150 estudantes do ensino médio, especialistas, deputados, uma banda nacional e jovens protagonistas cheios de histórias para contar numa conversa que gira sempre em torno de temas de interesse da juventude.

O Câmara Ligada tem o selo ER (Especialmente Recomendado), concedido pelo Ministério da Justiça a programas de TV que promovem o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.

O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o público infanto-juvenil. Por meio de produtos lúdicos, como jogos, histórias em quadrinhos e animações, o portal busca desenvolver uma consciência cidadã nos pequenos brasileiros.