21/05/2013 Artista plástica inaugura exposição no Salão Nobre da Câmara amanhã

Yara Tupinambá registrou cenários naturais de reservas ecológicas mineiras

A Câmara dos Deputados inaugura nesta quarta-feira (22/5), às 18h30, na Galeria de Arte do Salão Nobre, a exposição Reservas Ecológicas de Minas Gerais, da artista plástica Yara Tupynambá. A exposição reúne 14 obras de vários tamanhos, pintadas em acrílico sobre tela. Plantas tropicais, flores e frutos – símbolos da terra brasileira –, são representados em suas obras, com cores fortes e contrastes de luz e sombra. A abertura oficial da exposição contará com a presença da artista.
 
Mineira de Montes Claros, Yara Tupynambá registrou a imagem das reservas ecológicas que visitou na intenção de ajudar a preservá-las. “Focalizei florestas e lagos do Vale do Rio Doce, do Vale do Tripuí e os campos rupestres da Serra do Cipó, procurando lembrar a todos que a conservação desta face da beleza depende exclusivamente de cada um de nós”, revela.

Professora titular fundadora e diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Yara tem suas obras valorizadas em todo o mundo. Ela é autora de cem painéis e murais espalhados por inúmeras cidades brasileiras, sete dos quais tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Belo Horizonte em novembro de 2009.

A artista foi bolsista do Pratt Institute, em Nova Iorque, e seus mentores foram Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi.  No Brasil, dentre várias exposições individuais e coletivas, participou dos Salões de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Paraná, Porto Alegre, Campinas, Ouro Preto e Pernambuco. Também teve suas obras expostas nas bienais de São Paulo – onde teve sala especial – e no Salão Global da TV Globo, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a artista nos sites www.yaratupynamba.com.br e www.yaratupynamba.org.br

As obras de Reservas Ecológicas de Minas Gerais permanecem em exposição até o dia 30 de maio, das 9 às 17 horas. A entrada é franca.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail:
imprensa@camara.gov.br
https://twitter.com/CamaraDeputados
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1506