9/7/2013 Câmara dos Deputados inaugura exposição “Parlamento Brasileiro: 190 anos de História” nesta terça-feira (9)

Como parte da programação comemorativa dos 190 anos do Parlamento Brasileiro, que se estende por todo o ano, a Câmara inaugura, nesta terça-feira (9), a exposição "Parlamento Brasileiro: 190 anos de história". A mostra acontece no corredor de acesso ao Plenário e pode ser visitada até o dia 8 de agosto.

No formato de linha do tempo, são enfocados os principais fatos da história do Parlamento nos seguintes períodos: 1821 a 1823 – as origens históricas do Parlamento Brasileiro; 1824 a 1889 – A Assembleia Geral no Império; 1891 à atualidade – O Congresso na República.

Realizada pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a exposição busca chamar a atenção para a importância do Parlamento brasileiro, no decorrer da história, como instituição essencial para a construção da democracia no País.

Em texto de apresentação da mostra, a presidente da Comissão de Cultura, deputada Jandira Feghali, destaca que o ano de 2013 se reveste de especial significação histórica. "Primeiro, por representar 190 anos da instalação da primeira Constituinte da história, ainda nos tempos em que nascíamos para o mundo civilizado como nação independente; segundo, pelo fato de que também comemoramos 25 anos da promulgação de nossa atual Constituição", assinala.

Segundo um dos curadores da exposição, o consultor legislativo da Câmara Márcio Rabat, os 190 anos de funcionamento quase ininterrupto do Parlamento mostram que sua existência, desde o começo, dava resposta a uma necessidade vital do País: “A extensão e variedade do Brasil exigiam não apenas um ponto de encontro para as elites regionais como também uma caixa de ressonância para as oscilações de poder e de opinião na sociedade; raramente um movimento significativo ocorrido no âmbito social deixou de encontrar repercussão no Parlamento”.