5/11/2013 Câmara promove, nesta quarta (6), seminário sobre extensão tecnológica

O debate busca definir estratégias para a criação de políticas públicas que garantam uma ampla capacidade de inovação tecnológica às micro e pequenas empresas.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza nesta quarta-feira (6), às 9h, no auditório Nereu Ramos, o seminário nacional “Extensão Tecnológica no País - O conhecimento a serviço da população”. O debate tem como objetivo definir diretrizes, metas e estratégias para a criação de políticas públicas que garantam uma ampla capacidade de inovação tecnológica, principalmente às micro e pequenas empresas (MPE).

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há uma alta mortalidade das micro e pequenas empresas em razão da falta de inovação. Por ano, surgem são criadas de 720 mil MPEs e em torno de 650 mil são fechadas. “As MPEs representam 99% do total das empresas do País, mas estão distantes de quem tem o conhecimento, que são as universidades”, afirma o deputado Ariosto Holanda (PROS-CE), que sugeriu a realização do seminário. Para ele, é preciso criar estruturas ágeis de transferência de conhecimento com o objetivo de tirar as empresas do “analfabetismo tecnológico que ocorre devido à falta de incentivos por parte do governo”.

O seminário – que será dividido em dois painéis: “Estratégias e Metas” e “Desafios Institucionais” – também apresentará um panorama do estado atual de desenvolvimento da extensão tecnológica e da inovação no Brasil.

Parceiros
O evento conta com a parceria dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; além da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados; da Embrapa; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o debate, foram convidados o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Oswaldo Duarte Filho; a diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social do governo, Sônia da Costa; e o diretor de Produtividade e Inovação da Secretaria de Competitividade e Gestão da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, Fernando Almeida.

Também participarão do seminário o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; o reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Pereira; e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Alexandre Neto.

Exposições
Como parte do seminário, a Comissão de Ciência e Tecnologia também promove a exposição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre experiências do programa de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Interessados no tema podem conhecer os projetos, até a próxima sexta-feira (8), no estande montado no gramado ao lado do Anexo II da Câmara. A entrada é franca e o horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Também será aberta amanhã (6), no Espaço Mário Covas da Câmara, exposição do Sebrae sobre soluções tecnológicas. A visitação será das 9h às 18h.