4/11/2013 Seminário na Câmara discute resultados do PAC 1 e 2 no Norte e Nordeste
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (5), o seminário “Cidadania e Desenvolvimento Urbano - análise das ações urbanas governamentais na melhoria da qualidade de vida no Norte e Nordeste”. A abertura está marcada para as 9h30, no auditório Freitas Nobre.
O debate tem como objetivo avaliar a implementação, nessas duas regiões do País, dos programas de aceleração do crescimento (PAC) 1 e 2 voltados a ações de infraestrutura, como saneamento básico, transporte público, moradia popular.
Para o deputado Alberto Filho (PMDB-MA), que propôs o debate, as duas regiões em análise registraram avanços do ponto de vista socioeconômico, “mas estamos longe, muito longe, do que de fato deve ser o desenvolvimento urbano nestas regiões”.
Temas dos debates
No primeiro dos três painéis de discussões do seminário, será feita uma análise geral das ações dos programas federais no Norte e no Nordeste. Os expositores serão o prefeito de Jaboatão (PE), Elias Gomes, representando a Frente Nacional de Prefeitos; e os coordenadores das bancadas do Norte e Nordeste, respectivamente os deputados Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) e Pedro Eugênio (PT-PE).
O segundo painel terá como tema os desafios e soluções para a mobilidade urbana. A mesa será composta pelo secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos; pelo professor da Universidade de Pernambuco Milton Botler; e pelo deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano.
O último bloco de exposições tratará de moradia e infraestrutura urbana, com ênfase no saneamento básico. Estão confirmadas as presenças da secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; do secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, também do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski; e do diretor do Departamento de Saúde Ambiental da Fundação Nacional da Saúde, Antonio Henrique Pires.