31/08/2015 - Definidos os projetos vencedores do Câmara Mirim 2015
O Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, divulgou hoje os três projetos vencedores do Câmara Mirim 2015. As crianças autoras das melhores propostas virão a Brasília nos dias 22 e 23 de outubro, acompanhadas dos responsáveis, para defender suas ideias na Câmara dos Deputados.
O programa simula uma sessão ordinária do Plenário, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados. É uma chance de os alunos vivenciarem, na prática, o funcionamento do Legislativo numa democracia.
O processo de seleção começou no fim de julho, quando uma comissão de consultores escolheu os seis melhores projetos dentre os mais de 700 recebidos. As escolas e câmaras mirins municipais participantes do Câmara Mirim analisaram esses seis projetos. No final, foram definidos os três projetos que vão ser discutidos e votados durante o evento:
- Cumprimento de promessas de campanha, de Pedro Arfux Pereira Cavalcante de Castro, de Ponta Porã (MS). Ele estuda na Escola Estadual João Brembatti Calvoso e se preocupa com os políticos que não cumprem suas promessas. A proposta dele é que o político que não cumprir pelo menos 25% das promessas de campanha até o final de mandato tenha seus bens materiais penhorados. "Vários políticos fazem várias promessas durante o período eleitoral e alguns não cumprem sequer uma promessa das propostas em campanha eleitoral. Esse projeto pode reduzir a corrupção, pois uma parte do dinheiro público será obrigatoriamente gasta em benefício do povo", disse Pedro.
- Brasil Saudável, de Themisia do Carmo Nogueira, da Escola Atual, de Águas Claras (DF). A ideia da Themisia é conceder isenção de impostos para quem vender alimentos orgânicos para as escolas. "É necessário ensinar a acostumar as pessoas a importância da alimentação saudável e o consumo de alimentos orgânicos", justificou a menina.
- Incentivo à produção audiovisual nas escolas, de Bruno da Costa Pajola, Campos dos Goytacazes (RJ). Bruno estuda na Escola Municipal Maria Lúcia, e escreveu um projeto para desenvolver uma geração mais crítica e cidadã. Para isso, ele pensou na capacitação dos estudantes para aprender a trabalhar com produção audiovisual. Ele lembrou de uma lei aprovada no ano passado que a exibição de filmes nacionais faz parte do currículo complementar, dizendo que foi criada uma nova demanda. "A produção local, respeitando a imensa diversidade cultural no Brasil que tem proporções continentais, atenderia essa demanda e ajudaria na implementação da lei. Além de incentivar os alunos a ingressarem na economia criativa através da indústria do audiovisual", disse Bruno.