31/01/2020 - Sessão Solene do Congresso inaugura ano legislativo

A Sessão Solene de inauguração da 2ª sessão legislativa da 56ª legislatura será na próxima segunda-feira (3), às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados. O presidente do Mesa do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, conduzirá a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos. Conforme o protocolo, se o presidente da República comparecer à cerimônia, ele próprio fará a leitura da mensagem ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020. Caso contrário, a leitura será feita pela 1ª secretária da Mesa do Congresso, deputada Soraya Santos (PR-RJ). Em seguida, as demais autoridades poderão fazer uso da palavra.

Antes da sessão solene, haverá uma cerimônia externa de recepção das autoridades dos Três Poderes.

Acesso

O estacionamento ao longo de toda a via de acesso à Chapelaria ficará interditado a partir das 0h da segunda-feira (3). A visitação institucional à Câmara dos Deputados será suspensa neste dia, inclusive as visitas agendadas.

O acesso de veículos de congressistas pela Chapelaria ocorrerá até as 14h25. Após este horário, o acesso ocorrerá pelo Anexo I, do Senado. Assim como o embarque e desembarque dos convidados para a cerimônia, que devem ser feitos, prioritariamente, pelo Anexo I do Senado.

No dia da cerimônia, a circulação de servidores e profissionais de comunicação entre os salões e Plenário será interrompida a partir das 14h30. Apenas as pessoas com credenciamento específico, organizadores do evento, policiais, brigadistas e pessoal de manutenção terão acesso a esses locais.

Não será permitido o deslocamento entre os salões do Congresso durante a passagem das autoridades, seja no início ou no final do evento.

O acesso à Chapelaria, ao Salão Verde e ao Plenário da CD será restrito aos parlamentares, pessoal devidamente autorizado e identificado e autoridades convidadas para a solenidade.

O acesso ao Plenário Ulysses Guimarães ficará restrito às pessoas com crachás de Plenário (Câmara e Senado) e (ou) hologramas, conforme orientação das polícias da Câmara dos Deputados e do Senado.

Por questões de segurança, durante a cerimônia externa e a sessão solene, não será permitido o acesso de servidores ao Salão Negro e ao Salão Nobre de ambas as Casas, salvo para aqueles que estiverem com holograma que autorize o acesso.

Imprensa

O acesso ao Plenário pela imprensa externa será realizado somente pelo Comitê de Imprensa e será restrito aos profissionais que portarem holograma específico previamente emitido pela Polícia do Senado. 
  
Haverá espaços específicos para a imprensa no Salão Branco, no Salão Verde e no Salão Negro.

O acesso às galerias do Plenário ocorrerá pelo Senado e ficará restrito à imprensa devidamente credenciada, aos convidados com hologramas, e aos servidores das duas Casas que estiverem com crachá.

O acesso ao Salão Verde ocorrerá via corredor da Presidência da Câmara, e ao Salão Negro será feito pelo Senado.