30/09/22 - Veículos de comunicação da Câmara fazem cobertura da eleição em tempo real no próximo domingo (2)

Transmissão inclui matérias de serviço, debates com especialistas sobre cenário político, análise do resultado das urnas para o Poder Legislativo, entre outras informações

Os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados vão acompanhar, em tempo real, as eleições do próximo dia 2 de outubro, com foco no Poder Legislativo. Ao longo do dia, a TV e a Rádio Câmara e as redes sociais institucionais Facebook e Twitter vão veicular informações de interesse público e promover debates sobre o cenário eleitoral. E, a partir das 17h, a Agência Câmara se junta à cobertura para acompanhar a apuração dos votos e divulgar as bancadas de deputados federais eleitos de cada estado, assim que forem confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os resultados consolidados no final da apuração. 

TV Câmara e TV Senado 

Na cobertura da eleição, a TV Câmara e a TV Senado estarão juntas, a partir das 8h30, para uma cobertura ao vivo especial. Durante todo o dia, as emissoras vão acompanhar de perto a movimentação das urnas e da Justiça Eleitoral, ao mesmo tempo em que vão prestar orientação aos eleitores e discutir os grandes desafios dos próximos eleitos. Serão informações sobre o que o eleitor precisa saber para votar, como o que pode ou não e o que levar para a seção eleitoral, e assuntos relevantes, como a importância da escolha de deputados federais e senadores e o papel do Parlamento na condução dos rumos do País e na vida dos cidadãos. 

Às 11h, o programa Expressão Nacional vai debater com especialistas o contexto em que as eleições estão sendo realizadas: como se desenrolaram as campanhas, em que cenário o Brasil se encontra e qual o perfil dos candidatos a cada cargo. 

A partir das 13h, jornalistas da TV Câmara e da TV Senado recebem especialistas para rodadas de entrevistas temáticas sobre os grandes desafios do País. Os temas em debate estarão focados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, economia, relações exteriores, segurança pública e políticas sociais. 

Com o fechamento das urnas, a cobertura ao vivo se volta para a apuração dos votos, com ênfase para os cargos do Congresso Nacional, relacionando as bancadas de deputados federais e senadores com os cargos de presidente da República e governador. Jornalistas e especialistas vão analisar o cenário político que saiu das urnas e o que se pode esperar dos próximos quatro anos. 

O público também vai poder acompanhar, durante toda a programação, flashes ao vivo da reportagem, que trará os acontecimentos mais relevantes do momento. 

Rádio Câmara 

A partir das 8h, o ouvinte acompanha pela Rádio Câmara o andamento da votação em todo o País, com boletins ao vivo, de hora em hora, além de informações de serviço, o perfil dos candidatos, a participação feminina e os dados do TSE. 

Das 16h em diante, os profissionais da emissora analisam o cenário político e o impacto dos resultados gerais para a Câmara dos Deputados, com a participação dos cientistas políticos Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco, e Graziella Guiotti Testa, da Fundação Getúlio Vargas. O debate terá transmissão ao vivo pelo rádio e também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. 

Como acompanhar 

A programação especial da TV Câmara e da TV Senado em sinal único poderá ser acompanhada pelos canais no YouTube da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os sinais da TV Câmara e da TV Senado estão disponíveis em todas as regiões do Brasil. 

A Rádio Câmara está sintonizada em 96,9 FM Brasília e disponível no portal da Câmara. 

A Agência Câmara de Notícias pode ser acompanhada no portal da Câmara. 

A cobertura da eleição estará nas redes sociais institucionais Facebook e Twitter.