30/09/2014 - Plenário da Câmara será reinaugurado na próxima semana
Iniciada em 18 de julho, a reforma do Plenário da Câmara dos Deputados está concluída e o espaço será reinaugurado nesta terça-feira (7/10). A reforma atendeu a demandas de acessibilidade para deputados cadeirantes e foi realizada com mão-de-obra e material próprios da Câmara. Foram instaladas duas rampas de acesso à mesa, que também servirão para facilitar a chegada às tribunas usadas pelos parlamentares para os discursos – situadas dos lados esquerdo e direito da mesa. As rampas atendem aos padrões de declividade definidos pela ABNT.
A inauguração ocorrerá ao longo da sessão ordinária – que começa às 14 horas –, quando o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, prestará uma homenagem aos deputados cadeirantes. Na atual legislatura há três deputados com dificuldades de locomoção. Antes da obra, eles utilizavam um elevador adaptado para ter acesso à tribuna e fazer seus pronunciamentos.
Acessibilidade
Em setembro de 2013, por decisão do presidente da Câmara, a área técnica da instituição foi instada a buscar uma solução definitiva para a questão da acessibilidade à mesa e às tribunas. Os técnicos adotaram o projeto elaborado em 2006 por Fabiano Sobreira, arquiteto da Casa, que recebera a chancela do próprio Oscar Niemeyer (1907-2012). O criador de Brasília concordou com a solução proposta por Sobreira.
A reforma da área de acesso à mesa ocorreu durante os períodos de recesso e de campanha eleitoral. Durante as obras, as sessões foram realizadas no auditório Nereu Ramos, que foi adaptado para atender às rotinas do plenário. Esta é a quarta reforma que ocorre no Plenário Ulysses Guimarães. A primeira foi realizada em 1970.