30/09/2013 Congresso terá iluminação rosa para estimular prevenção do câncer de mama

Iniciativa integra o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Nesta terça-feira (1°), às 18 horas, o Congresso Nacional dá início a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O slogan da campanha - "Acenda sua consciência" - é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso receberá nessa noite. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal, que, assim como a Câmara e o Senado, terão uma programação especial.

Confira as atividades no Congresso
Dia 1º de outubro: iluminação do Congresso Nacional, com apresentação do Coral da Câmara e do grupo feminino de percussão Batalá, após a abertura da exposição "Recomeço", organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado (Galeria, Anexo 1).

De 8 a 16 de outubro: exposição itinerante "Recomeço" passa para o Espaço Mario Covas, na Câmara dos Deputados (Anexo 2).

De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas.

Dia 18 de outubro: bate-papo "Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama", no Plenário 2 da Câmara, às 10 horas, com o Dr. Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e a Dra. Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.