30/08/17 - Câmara participa da XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
A Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, participa da XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (31). Considerada um dos maiores eventos do Brasil dedicados à leitura, a feira reúne debates, exposições e lançamentos de livros, além de outras atividades culturais. A Bienal vai até o dia 10 de setembro, no Riocentro, e o estande da Câmara e do Senado estará localizado no Pavilhão Verde.
Obras
A Câmara levará aproximadamente 54 títulos de seu catálogo das Edições Câmara, incluindo a Constituição, algumas das principais legislações, biografias parlamentares, temas relacionados ao Legislativo, clássicos da literatura e alguns dos mais recentes lançamentos: Plano Nacional de Educação: Olhares sobre o andamento das metas e Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, da série Prazer de Ler.
Neste ano, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) também levará 21 publicações produzidas com o suporte da Consultoria Legislativa da Casa. São estudos de densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados projetos de lei e indicações para o Poder Executivo. Algumas dessas publicações serviram de base para a implantação de políticas públicas e programas de governo como o Criança Feliz, o Marco Regulatório do Pré-sal, a TV digital e o Programa Nacional de Biodiesel.
Lançamento
Durante o evento, o Cedes fará o lançamento do livro “Brasil 2050: Desafios de uma nação que envelhece”. O trabalho faz uma análise dos impactos do envelhecimento populacional abordando questões como: previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração. O evento será realizado às 12h30, no Auditório Lapa, com a presença da relatora do estudo, deputada federal Cristiane Brasil.