30/05/25 - Iluminação do Congresso alerta para câncer de boca e apoia dignidade menstrual

O Congresso Nacional será iluminado de vermelho hoje (30/5) e amanhã em adesão à campanha Maio Vermelho, de conscientização e prevenção do câncer de boca, e em apoio ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado em 28 de maio.

O câncer de boca afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil, e atinge principalmente indivíduos acima de 40 anos. Mas os casos têm aumentado em mulheres que consomem tabaco e álcool, considerados hábitos de risco.

Outros fatores de risco para ambos os gêneros são: vírus HPV, exposição ao sol sem proteção, higiene bucal deficiente, dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gordura; e próteses dentárias mal ajustadas.

Os principais sinais desse tipo de câncer são: feridas no lábio ou na boca que não doem e não cicatrizem em até 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas; sangramentos; nódulos no pescoço e rouquidão. Quando diagnosticado no início, o câncer tem elevadas chances de cura – cerca de 80%. Em geral, o tratamento prevê cirurgia e/ou radioterapia.

Dignidade menstrual

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Internacional da Dignidade Menstrual visa incentivar a educação e promover atitudes positivas sobre a menstruação.

A pobreza menstrual é a falta de infraestrutura, recursos e conhecimentos sobre cuidados com a menstruação. Afeta pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, como moradoras de rua e mulheres privadas de liberdade.

Lei 14.214/21 estabelece a distribuição gratuita de absorventes nas farmácias populares para mulheres de baixa renda ou em situação de rua. No entanto, barreiras burocráticas ainda dificultam o acesso ao benefício.

Em março e abril, a Câmara dos Deputados realizou a 2ª Campanha pela Dignidade Menstrual, que arrecadou milhares de absorventes. O material foi doado a cinco instituições que atendem mulheres em dificuldades sociais e econômicas.