30/03/20 - Câmara abre inscrições para Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados abre, nesta segunda-feira (30), as inscrições para a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de educação política voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, do ensino médio técnico integrado ao médio e do ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Os interessados devem preencher uma ficha eletrônica disponível no portal da Câmara até o dia 29 de maio.

PJB

Anualmente, o Parlamento Jovem Brasileiro seleciona jovens de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais para participarem de uma vivência política na Câmara dos Deputados, em que eles não apenas dão voz às suas ideias, mas também refletem sobre inclusão, tolerância e respeito à diversidade. No PJB, os participantes aprendem como se organiza a democracia representativa, além de compreender a importância da participação e do controle social.

Os selecionados passam por uma formação a distância, na qual aprendem sobre o processo legislativo, e também de uma fase presencial em Brasília, prevista para 21 a 25 de setembro, quando tomam posse como jovens deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real, sendo autores e relatores de propostas legislativas.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na fanpage do Facebook, pelo perfil do PJB no Instagram, ou ainda pelo Disque Câmara: 0800 619 619.