3/10/2013 Exposição “O Império em Brasília” vai até o dia 20 de outubro

Entre as peças da mostra, destacam-se o Leque Comemorativo da Constituição Brasileira e Portuguesa; a mesa que serviu aos constituintes em 1823; o quadro do juramento da princesa Isabel, de 1832; e a Medalha-Estojo contendo a Constituição do Brasil de 1824.

A exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823” termina no dia 20 de outubro. A mostra reúne, no Salão Negro do Congresso Nacional, 54 obras, entre pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos da época do Império, pertencentes ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Escolas e universidades podem agendar a visita pelo telefone 0800-619619 e-mail exposicoes@camara.leg.br.

Entre as peças, destacam-se o Leque Comemorativo da Constituição Brasileira e Portuguesa; a mesa que serviu aos constituintes em 1823; o quadro do juramento da princesa Isabel, de 1832; e a Medalha-Estojo contendo a Constituição do Brasil de 1824.

Promovida pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), a exposição faz parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento brasileiro.
 
Cinco temas
As obras se dividem em cinco módulos temáticos: "A Transferência da Corte Portuguesa para a América", "O Processo da Independência do Brasil", "A Formação do Estado Nacional – O Papel do Legislativo", "A Consolidação do Império no Brasil" e "Os Símbolos da Ordem Monárquica".
 
Entre os acontecimentos e aspectos enfocados, destacam-se, por exemplo, a primeira eleição de deputados brasileiros para o Parlamento português, a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império e o papel histórico da princesa Isabel, primeira brasileira a assumir o cargo máximo do País.

A mostra tem a curadoria de Ricardo Oriá, Clarissa Castro e Maurício Ferreira, diretor do Museu Imperial.

Museu Imperial e Faap
O Museu Imperial, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura, funciona na antiga residência de verão de D. Pedro II, na cidade de Petrópolis (RJ). Com o fim da Monarquia, o prédio foi ocupado por dois educandários até ser transformado em museu, em 1940. Hoje, abriga o mais significativo conjunto de objetos, documentos e livros relacionados ao período monárquico.
 
A Fundação Armando Alvares Penteado é uma instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura. Fundado em 1960, em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da Faap iniciou suas atividades em Brasília em 1995, com a realização de exposições em parceria com instituições como a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
 
SERVIÇO
Exposição "O Império em Brasília: 190 Anos da Assembleia Constituinte de 1823"
Período: até 20 de outubro
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados, sendo que nas terças e quartas-feiras, somente mediante agendamento.
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: 0800-619619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br
Entrada franca