29/10/24 - Visitação ao Congresso Nacional ficará interrompida entre 2 e 8 de novembro
A visitação institucional ao Palácio do Congresso Nacional ficará fechada a partir de sábado (2) até o dia 8 de novembro, em virtude da organização e realização da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20). O programa institucional será retomado em 9 de novembro.
Com foco na educação para a cidadania, o programa de visitação transmite informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico do Congresso Nacional. As visitas guiadas saem a cada meia hora e, na maioria dos casos, não há necessidade de agendamento. A atividade é gratuita e aberta a todos.
É preciso agendar a visita apenas quando: o grupo tiver entre 15 e 50 pessoas, em casos de necessidade de guias bilíngues, para inglês, espanhol, francês e libras, ou se houver visitantes com alguma necessidade especial. As visitas agendadas ocorrem às segundas, quintas e sextas-feiras, e o agendamento deve ser feito no mínimo com um dia útil de antecedência.
Os visitantes devem sempre trazer documento original de identificação civil com foto. No caso de estrangeiro, é preciso apresentar o passaporte. Não são aceitas cópias não autenticadas ou fotos de documentos.
Com duração aproximada de 50 minutos, a visita percorre os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara. Além dos aspectos legislativos, o visitante recebe informações sobre as diversas obras de arte que fazem parte do acervo das duas casas legislativas, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.
Programa premiado
O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional já recebeu os prêmios de “Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” - “2018 Experts' Choice Award” -, concedidos pelo site de turismo Trip Expert; e o Prêmio Certificado de Excelência do TripAdvisor, por cinco anos consecutivos. As premiações são um reconhecimento da qualidade do serviço prestado desde 1998.
Mais informações estão disponíveis na página do programa no portal da Câmara dos Deputados.