29/10/24 - Congresso recebe iluminação e projeções pelo Dia Nacional de Prevenção ao AVC

O Congresso recebe iluminação na cor branca e projeção de frases e imagens na noite de hoje (29/10) pelo Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) – celebrado em 29 de outubro. A projeção será realizada das 18h às 22h.

A data foi instituída pela Lei 14.885/2024, e visa estimular a pesquisa e o desenvolvimento científicos para facilitar a identificação de fatores de risco, bem como assegurar a adoção de medidas preventivas, de diagnóstico, terapêuticas e de reabilitação.

Tipos

Segundo informações do Ministério da Saúde, a cada ano 9 milhões de pessoas sobrevivem ao AVC, que é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano se rompe.

Entre os sinais de alerta mais comuns estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vêm arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados a idade, raça e herança genética.

Prevenção

A adequação ou mesmo a mudança de alguns hábitos de vida são primordiais para a prevenção do AVC.  Não fumar, não consumir álcool nem drogas ilícitas são alguns comportamentos recomendados, assim como manter alimentação saudável, beber água, praticar atividades físicas e manter pressão e glicose sob controle.