29/09/2015 - Câmara dos Deputados celebra "Outubro rosa" com ampla programação

A Câmara dos Deputados celebra, nesta quarta-feira (30), mais um "Outubro Rosa", movimento internacional de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo e estimula a participação de população, empresas e instituições públicas no movimento.

O Outubro Rosa teve início na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam atividades isoladas de detecção ao câncer de mama e a realização de mamografia no mês de outubro. No Brasil, o mês passou a ser celebrado em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país.

Em Brasília, está prevista a iluminação na cor rosa de prédios e monumentos públicos. A Câmara participa com os seguintes eventos:

 

Seminário "Principais Tipos de Câncer Incidentes nas Mulheres"

Realizado pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, o seminário trará informações e atualizações sobre novos paradigmas dos cânceres: o cenário do câncer na mulher no Brasil; os desafios do câncer de mama e dos cânceres ginecológicos; e questões prioritárias para a garantia da qualidade de vida durante o tratamento. A ideia é sensibilizar o público sobre a formulação de políticas para o acesso e tratamento do câncer.

Data: 30 de setembro

Horário: 14 às 18 horas

Local: Auditório Nereu Ramos

 

Cerimônia de Acendimento das Luzes do Congresso Nacional pelo Outubro Rosa

A cerimônia de acendimento contará com a participação de deputadas e senadoras. Antes do acendimento, haverá apresentação do coral do Senado Federal, às 18 horas, no Salão Negro.  

Data: 30 de setembro

Horário: 18h30

Local: rampa do Palácio do Congresso Nacional

 

- Fórum de Saúde do Casal

Realizado pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Seguridade Social e Família, o fórum discutirá os seguintes assuntos: doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids); planejamento reprodutivo; os impactos do câncer de mama, das doenças do homem e da doença pélvica na saúde do casal; e aspectos psicológicos do casal diante de uma doença do cônjuge.

Data: 8 de outubro

Horário: 14 às 18h30

Local: Plenário 7

 

- Fórum sobre a Judicialização da Saúde

O evento é fruto de parceria entre a Secretaria da Mulher e a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

Data: 22 de outubro

Horário: 9h30 às 13 horas

Local: Auditório Freitas Nobre