29/08/25 - Iluminação especial no Congresso lembra o Dia Nacional da Diálise
A fachada do Congresso Nacional será iluminada de azul e vermelho nesta sexta (29) e neste sábado (30) em referência ao Dia Nacional da Diálise, comemorado na última quinta-feira de agosto. O objetivo da data é conscientizar os cidadãos sobre as doenças renais, os fatores de risco, as comorbidades e a diálise como mecanismo para prevenir o agravamento das doenças renais.
A campanha também visa sensibilizar entidades públicas e privadas sobre a necessidade de assegurar mecanismos efetivos de financiamento para os procedimentos de diálise, tanto por parte do Governo Federal quanto por meio da ampliação do cofinanciamento com os estados, considerando a complexidade dos processos e seus custos elevados.
No Brasil, há aproximadamente 130 mil pacientes com doenças renais crônicas em diversos estágios. A diálise e a hemodiálise são realizadas nos casos em que há diminuição da capacidade funcional dos rins. Na diálise peritoneal, a limpeza do sangue ocorre dentro do próprio corpo, enquanto na hemodiálise, o sangue é filtrado fora do corpo do paciente por meio de uma máquina. A prevenção e o tratamento são fundamentais para a qualidade de vida e a sobrevivência de pacientes renais.
A prevenção envolve hábitos saudáveis, controle de doenças crônicas e exames de rotina para detecção precoce de alterações na função renal, como testes de creatinina e taxa de filtração glomerular (GFR). As principais causas das doenças dos rins são: pressão alta, diabetes, infecções urinárias frequentes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar.