29/01/25 - Visitação ao Congresso Nacional fica suspensa neste fim de semana

A suspensão do programa institucional valerá desta sexta-feira até a próxima terça-feira

O programa de visitação ao Congresso Nacional ficará suspenso entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, em razão da eleição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado para o biênio 2025-2027 e da solenidade de abertura da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 57º Legislatura.

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos. É realizada de 9h às 17h, por ordem de chegada ou por agendamento, dependendo do dia da semana. A cada 30 minutos é iniciado um tour com, no máximo, 50 visitantes presentes.

Na visitação, os cidadãos conhecem as principais instalações do Poder Legislativo, como os plenários da Câmara e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre das duas Casas. Os visitantes também recebem informações sobre as obras de arte que fazem parte do acervo do Congresso, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados individualmente, mediante a apresentação de documento oficial com foto.  Estrangeiros podem apresentar passaporte ou, quando integrante do Mercosul, documento de identificação oficial do país de origem. Para acesso ao Congresso, não é permitida a apresentação de fotos dos documentos.

Programa premiado                                                                      

O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional já recebeu os prêmios de “Melhor Atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” - “2018 Experts' Choice Award” -, concedidos pelo site de turismo Trip Expert; e o Prêmio Certificado de Excelência do TripAdvisor, por cinco anos consecutivos. As premiações são um reconhecimento da qualidade do serviço prestado desde 1998.

Mais informações estão disponíveis na página do programa no portal da Câmara dos Deputados.