28/10/14 - Projeto “Eleitor Mirim”, da Câmara dos Deputados, elege “Felicinha” como representante das crianças
Em votação encerrada no domingo (26/10), crianças e adolescentes que participaram do projeto “Eleitor Mirim”, do Plenarinho – site infantil da Câmara dos Deputados – elegeram sua nova representante em Plenarópolis: a Felicinha, do Partido Criança Feliz (PCF). Criada pela turma da professora Sueny dos Santos Lira Costa, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itaparatins (TO), Felicinha obteve 19.835 votos (51,64%) de um total de 38.408. Houve ainda 824 votos nulos e 260 votos em branco.
Em sua campanha, a “candidata” defendeu escolas de alta qualidade e combate à violência e ao bullying. Felicinha vai ser a porta-voz das crianças no Plenarinho a partir de fevereiro de 2015, junto com a posse dos novos deputados federais.
Além da Felicinha, concorreram ainda no Eleitor Mirim 2014 a Maria Açaí (Partido Salvação do Verde), o Senhor Ecolítico (Partido de Respeito ao Meio Ambiente) e o Vismonte (Partido Educacional Monte Sinai). Os candidatos são fictícios, mas têm número, pertencem a um partido – também fictício – e apresentam plataforma política, que fica disponível no site Plenarinho.
Plenarinho
A cada ano de eleições gerais, o Plenarinho realiza o projeto Eleitor Mirim, em que o público infanto-juvenil participa de processo eleitoral semelhante ao dos adultos. O projeto é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e simula uma eleição direta virtual para deputado federal.
Realizado em parceria com os professores, o Eleitor Mirim objetiva conscientizar as crianças sobre a participação na vida política. As crianças recebem uma cartilha com informações sobre a importância do voto, o acompanhamento do trabalho dos eleitos e as possibilidades de engajamento. A cartilha traz ainda sugestões de atividades para sala de aula.
As campanhas eleitorais foram montadas pela equipe do Plenarinho, com base nas informações enviadas pelas escolas.