28/06/24 - Iluminação verde no Congresso chama a atenção para a escoliose
O Congresso Nacional fica iluminado na cor verde, neste sábado (29), para celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre a Escoliose. A campanha Junho Verde é uma forma de chamar a atenção para a importância do diagnóstico, do tratamento e da pesquisa da cura da doença – uma alteração na coluna vertebral causada por uma curvatura lateral.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a escoliose atinge de 2% a 4% da população. A evolução dessa deformidade pode causar dor, problemas respiratórios e até neurológicos.
Existem quatro tipos principais da doença: idiopática, congênita, sindrômica e neuromuscular. O tipo idiopático, ou seja, de causa desconhecida, é o mais comum. A patologia provoca um desvio de coluna progressivo, que pode levar até a uma intervenção cirúrgica.
A doença costuma aparecer na adolescência e pode ser detectada, muitas vezes, por meio de um simples exame visual da coluna feito pelo ortopedista.
Tratamento
As opções de tratamento variam de acordo com o tipo e a gravidade da escoliose. Podem envolver exercícios de fisioterapia e RPG, uso de coletes ortopédicos e cirurgia, nos casos mais graves.