28/05/24 - Congresso ganha iluminação vermelha em apoio ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual

Para homenagear o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de vermelho nesta terça-feira (28). A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa promover a educação menstrual.

A pobreza menstrual é a falta de infraestrutura, recursos e conhecimento sobre cuidados com relação à menstruação. Afeta pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, como é o caso das moradoras de rua e das mulheres privadas de liberdade.

Um estudo lançado em maio de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) levantou que 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil meninas vivem em lares sem banheiro ou chuveiro no Brasil.

Sem recursos, pessoas de baixa renda, em situação de rua, cumprindo medidas socioeducativas em meio fechado ou em regime carcerário usam itens como papel higiênico, jornal, panos, roupas e até mesmo miolo de pão para conter o sangramento. O dia internacional busca esclarecer a importância das ações e políticas para reverter esse quadro no Brasil.

Distribuição gratuita

A Lei 14.214/21 já estabelece a distribuição gratuita de absorventes nas farmácias populares para mulheres de baixa renda ou em situação de rua. No entanto, ainda existem barreiras burocráticas que dificultam o acesso ao benefício.

Para promover a dignidade menstrual por meio de redes de solidariedade, a Câmara dos Deputados realizou a 1ª Campanha pela Dignidade Menstrual. Nos meses de março e abril, a campanha arrecadou 8.632 absorventes, que foram doados a cinco instituições que atendem mulheres em situação social e econômica difícil.

Foi na Alemanha, em 2014, que se celebrou pela primeira vez o dia 28 de maio como marco para ressaltar a importância da higiene e da dignidade menstrual. Hoje, a data é comemorada em mais de 50 países, com o propósito de promover conhecimento e acesso a itens de higiene para mulheres em todo o mundo.