28/05/2015 - Câmara promove Semana do Meio Ambiente a partir de segunda-feira

Casa adota medidas para consumo responsável de água e energia há mais de uma década

De 1º a 12 de junho, a Câmara dos Deputados promoverá a Semana do Meio Ambiente, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Neste ano, o evento tratará das crises hídrica e energética, entre outros assuntos ligados ao tema ambiental.

Organizado pelo Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, o evento começará na segunda-feira (1º/6), com uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A programação prevê, entre outras atividades: distribuição e plantio de mudas; oficina sobre aproveitamento integral de alimentos; exposições; dicas de conservação, economia de recursos e consumo sustentável; e campanha para descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Também estão previstos um curso sobre legislação ambiental brasileira e um seminário sobre a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21).

Confira aqui a programação completa.

 

Medidas de redução

Nos últimos anos, a Câmara adotou medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e água. Na parte elétrica, foram efetuadas a substituição de lâmpadas e luminárias por outras de maior rendimento, a instalação de bancos de capacitores para corrigir o excesso de energia reativa, a diminuição das perdas elétricas e a instalação de sensores de presença nos banheiros.

Em razão disso, o consumo atual na instituição é inferior aos dos anos 1999 e 2000, apesar do aumento de usuários de energia e do crescimento do número de equipamentos de informática, da área construída e da carga térmica da Casa.

Em relação à água, várias medidas permitiram a redução do consumo, tais como: instalação de 453 torneiras de fechamento automático nos banheiros; rápida detecção e resposta a vazamentos ocultos; racionalização da limpeza dos espelhos d’água e dos jardins; e reaproveitamento de parte da água que seria despejada na rede pública. A Câmara também substituiu as garrafas de água mineral por filtros, gerando uma redução de 42,4% no consumo de água mineral.