28/05/13 Câmara e Senado promovem 20ª edição do Fórum Brasil-Europa

Evento ocorre nos dias 4 e 5 de junho; inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail até sexta-feira (31/5)

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem nos dias 4 e 5 de junho o XX Fórum Brasil-Europa - Brasil e União Europeia construindo o futuro. O evento reunirá diplomatas, acadêmicos, pesquisadores, especialistas e membros do Legislativo Federal brasileiro e do Parlamento Europeu.  O fórum ocorrerá em dois locais, em Brasília: no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, que abrirá o encontro no dia 4; e no Salão Brooklin, do Hotel Manhattan Plaza (Setor Hoteleiro Norte, Quadra 2), onde o evento se encerrará no dia 5. A cerimônia de boas-vindas, no dia 4, às 16 horas, deverá contar com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, entre outros convidados.

Promovido para estimular o diálogo e aprofundar as relações entre o país e o bloco, o encontro é realizado em parceria com o Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia, o Instituto de Relações Internacionais e o Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília, a Delegação da União Europeia no Brasil e a Fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS). As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 31/5 (sexta-feira) pelo e-mail adenauer-rio1@kas.de . A mensagem deve conter nome completo, cargo e instituição a que pertence o candidato à inscrição, além do dia em que pretende participar do evento.

Crise e parcerias

Nesta edição, o Fórum discutirá, entre outros temas, a crise que atinge o continente europeu e a atuação global da União Europeia – com suas parcerias estratégicas, como a que está sendo desenvolvida com o Mercosul. No primeiro dia, às 16h30, a mesa de abertura tratará do tema “Múltiplas Dimensões da Crise: Política, Economia e Sociedade”, com a participação do embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sheridan. Na sequência, às 18h30, o diretor de Planejamento do Serviço Europeu de Ação Externa da UE, Alfredo Conte, realiza uma palestra sobre os desafios mundiais do bloco.

No dia 5, os debates se iniciam às 10 horas, com a mesa “As Cúpulas Brasil-União Europeia e o Futuro do Modelo de Parcerias Estratégicas”, da qual participa o pesquisador Thomas Renard, do Instituto Real para as Relações Internacionais, da Bélgica. Às 13h30, os participantes discutem as “Perspectivas Brasileiras e Europeias sobre Desenvolvimento: Bases para Cooperação”, tema da segunda mesa, que conta com a participação do conselheiro sênior da Agência Espanhola para Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Christian Freres. Às 15h30, a terceira mesa encerra o evento abordando o tema “Há um Futuro para as Relações UE-Mercosul? Acordo de Livre Comércio e Além”. Uma das participantes é a deputada portuguesa Ana Gomes, do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento Europeu.

Mais informações no endereço https://www.kas.de/brasilien/pt/events/54980/ .