28/02/2014 Programação da Rádio e TV Câmara entre os dias 3 e 9 de março

==== RÁDIO E TV CÂMARA ====
Programa - Expressão Nacional
Tema - Perspectiva para o Congresso em 2014 (reprise)
Transmissão - Terça-feira (4), às 21h30, na TV e Rádio Câmara

Ano de Copa do Mundo e eleições, 2014 tem um cenário político ainda indefinido. Depois das manifestações de 2013, é difícil prever o impacto que essas ações terão no cenário político. Vários questionamentos surgem como: Qual vai ser a atitude do Congresso Nacional? Quem vai falar mais alto: a governabilidade ou o voto?

Programa – Participação Popular
Tema - A Mordida do Leão (inédito)
Transmissão- Sexta-feira (7), às 18h, na TV e Rádio Câmara

As novidades do Imposto de Renda deste ano foram anunciadas pela Receita Federal. O cidadão não teve a tabela de impostos corrigida. A Ordem dos Advogados do Brasil entrou com ação na Justiça em protesto. Segundo o presidente da instituição, Marcus Vinícius Coelho, o cidadão que ganhava até 6 salários mínimos há 15 anos não pagava imposto de renda. Hoje, o corte é para quem ganha dois salários mínimos. Uma defasagem de 60% em 15 anos.
As grandes fortunas são tributadas como os rendimentos de qualquer outro cidadão, em 27,5 %. O resultado é que, proporcionalmente, quem ganha menos paga mais impostos. O Participação Popular discute o tema e também dará dicas de como declarar os rendimentos neste ano.

Programa – Câmara Ligada
Tema - Identidade de gênero e sexualidade (inédito)
Transmissão – Na Rádio Câmara, sexta-feira (7), às 17h, com reapresentação no sábado (8), às 18h. Na TV, sexta-feira (7), às 23h. Reprise no sábado (8), 16h, e domingo (9), às 15h e 21h30

Todo adolescente quer marcar seu espaço e mostrar sua personalidade. Mas conseguir se enquadrar aos padrões impostos pela sociedade pode ser mais complicado do que parece. Para discutir esse tema, o programa convida o estudante de ciência política Marcelo Caetano e a coordenadora de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Symmy Larrat. A trilha sonora do programa fica por conta da cantora Lia Sophia, do Pará. Durante o debate serão mencionados pontos como a violência e o preconceito, a dificuldade de acesso de transexuais à escola e ao mercado de trabalho.

==== RÁDIO ====

Programa – Ponto de Vista 

Série - A questão indígena no Brasil
Tema - A voz do índio brasileiro
Transmissão - Terça-feira (4), às 7h, e quarta-feira (5), às 20h30, na Rádio Câmara

A questão indígena reflete certa dose de hostilidade ou pelo menos desconhecimento a respeito do significado dos índios em nossa história. O Ponto de Vista preparou uma série de programas para levar ao telespectador novos dados sobre o tema. O terceiro programa terá como convidado Davi Yanomami, líder de uma nação localizada no norte do Brasil e vencedor de prêmios internacionais.


Programa – Palavra de Especialista 

Tema - Aborto e sexualidade (reprise)
Transmissão- Quarta-feira (5), às 7h, e reprise na segunda, às 20h30, na Rádio Câmara

O programa discute como aborto, gravidez, casamento e fidelidade vêm sendo tratados e vividos pela mulher brasileira. A convidada especial será Mary del Priori, historiadora especializada no tema “papel da mulher e sexualidade feminina.”

Programa – Conversa sobre Política
Série - Lei Anticorrupção
Tema - Aplicação da nova Lei Anticorrupção
Transmissão - Sexta-feira (7), às 7h. Reprise na segunda, às 20h30, na Rádio Câmara

A nova lei anticorrupção prevê punição para as empresas envolvidas em casos de corrupção. O Conversa sobre Política aborda o impacto e a aplicação da nova lei no combate ao superfaturamento e ao desvio do dinheiro público. O programa contará com a presença do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.

Programa – Aplauso
Tema - Déa Trancoso (reprise)
Transmissão - Sábado (8), às 11h. Reprise no domingo (9), às 22h, na Rádio Câmara

O programa recebe a cantora e compositora Déa Trancoso. Natural de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a cantora brinda o público com canções de um Brasil profundo. No CD “Flor do Jequi”, Déa uniu-se ao paulista Paulo Bellinati, um dos mais respeitados violonistas brasileiros, para mostrar repertório impregnado de canções de domínio público que a cantora vem garimpando ao longo da vida. Déa Trancoso revela ainda costumes, brincadeiras e sabedorias do povo do Jequitinhonha, terra onde ela nasceu e se descobriu artista.

Programa – Trilha Das Artes
Tema - Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda (inédito)
Transmissão - Sábado (8), às 19h, com reprise no domingo (9), às 13h, na Rádio Câmara

O programa convida Leandro Castro que, com sua esposa, Sineide Castro, criou a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. A nova geração dos bonecos tem impressionado bastante a todos pelo grande realismo das expressões faciais e figurinos, o que originou o título de museu de cera popular itinerante. Em 2009, foi realizada na segunda feira de carnaval a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes no Sitio Histórico de Olinda com 30 bonecos. Atualmente, os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada na Rua do Bom Jesus no Recife Antigo.

==== TV ====


Programa – Talentos
Tema - Juraíldes da Cruz (reprise)
Transmissão - Sábado (8), às 23h, na TV Câmara

O programa conta com a presença do cantor e compositor Juraíldes da Cruz, um legítimo representante da música de raiz. Tocantinense de Aurora do Norte, Juraíldes canta os valores do interior, trazendo a autenticidade da linguagem, hábitos e costumes de seu povo. O músico conta um pouco de sua trajetória e apresenta um repertório totalmente autoral composto por canções como “Nóis é jeca mais é jóia”, “Cantão”, “Flores na porta”, entre muitas outras.

Programa – Brasil Caipira 

Transmissão - Domingo (9) às 10h, na TV Câmara

Roda de viola e cantoria com:
- Paraná e Piazinho – Dupla mineira, formada por pai e filho. A dupla nunca chegou a gravar CD por preferir participar de festivais de música de raiz.
- Paulo Souza e Dito Goulart - Dupla do interior de Minas Gerais, formada por um comerciante e um compositor e cantador profissional, com mais de 100 musicas gravadas por vários intérpretes.