28/01/20 - Câmara expõe obras de Ariel Busquila e Leandro Serpa a partir de 29 de janeiro

A Câmara dos Deputados promove, a partir do dia 29 de janeiro, mais uma edição do projeto Arte Cidadã, já em sua 13ª edição, com a mostra de obras de Ariel Busquila e Leandro Serpa. A exposição encerra a seleção realizada pelo Centro Cultural da Casa por meio do edital 2019. Ao longo do ano, as produções proporcionaram um encontro da arte como instrumento de reflexão, diálogo e transformação social.

Os artistas

Na mostra Arte Cidadã XIII, o artista paulistano Ariel Busquila traz pinturas em acrílico sobre tela, que integram o projeto Percepções Cotidianas. A intenção do pintor é revelar detalhes do cotidiano que muitas vezes passam despercebidos na rotina da vida contemporânea.  A seleção de Busquila para a mostra da Câmara conta com 17 obras em acrílico sobre tela. O artista já foi premiado no Salão da Aquarela (2017), Prêmio Innocencio Borghese (2017), Salão da Figura Humana (2015), no Salão Paulista (2015) e no Salão da Aquarela (2015), todos promovidos pela Associação Paulista de Belas Artes (APBA). 

Natural de Santa Catarina, o artista Leandro Serpa apresenta a série A Presença da Matéria - uma investigação sobre o uso de pigmentos naturais e a justaposição de processos gráficos, parte de uma pesquisa que aprofunda o estudo da cor e da gravura. Foi premiado com o Projeto Fanáticos no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura em 2013. Entre 2014 e 2015, fez parte do Programa de Representação de Artistas da produtora Lugar Específico. Entre 2016 e 2018, Leandro foi professor de Gravura na Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) em Santa Catarina. Ele também escreve sobre gravura contemporânea.

Serviço

Evento: Exposição Arte Cidadã XIII com os artistas Ariel Busquila e Leandro Serpa
Data: de 29 de janeiro a 20 de fevereiro
Horário: de segunda à sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo – Anexo 4, 10º andar, Câmara dos Deputados

Ações do documento