27/09/24 - Congresso homenageia os dias da doação de órgãos e das pessoas com deficiência
De hoje (27/9) a domingo, a fachada do Congresso Nacional receberá projeção de frases e imagens e iluminação especial em alusão a quatro datas de setembro: o Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Dia Nacional da Doença de Huntington – ambos no dia 27 – o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Mundial do Coração (29)
A partir das 22h desta sexta-feira, o Congresso será iluminado de verde em referência ao Dia Nacional de Doação de Órgãos. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e incentivar as pessoas a dialogarem com familiares sobre o tema – já que, em caso de morte, a decisão final é da família.
A legislação permite a doação de órgãos como rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestino, córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias. Os doadores, nesse contexto, são pacientes assistidos em UTIs com morte encefálica. Já entre os doadores vivos, a legislação permite que adultos capazes juridicamente doem órgãos a seus familiares. No caso de doadores vivos não relacionados, é necessária autorização judicial prévia.
Pessoa com deficiência
Celebrado em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência visa reconhecer, reafirmar e refletir sobre políticas e ferramentas para inclusão de pessoas com deficiência. Entre elas, o aprimoramento de formas de comunicação e informação, de mecanismos de estímulo à inclusão no mercado de trabalho, de mobilidade urbana e de políticas de adoção de soluções arquitetônicas.
Apesar das conquistas e das leis que beneficiam esse segmento, as barreiras e o preconceito ainda persistem. A iluminação verde em referência à data permanecerá de 27 a 28 de setembro na fachada do Congresso.
Huntington e coração
Entre 19h e 22h de hoje, a fachada do Congresso terá a iluminação verde interrompida para exibição de frases e imagens alusivas à doença de Huntington, uma condição hereditária, neurodegenerativa, progressiva, incapacitante e extremamente grave, pertencente ao grupo das doenças raras. Causada pela perda de células no cérebro, ela compromete as capacidades motoras e causa alterações comportamentais, psiquiátricas e cognitivas.
Finalmente, no domingo (29), será a vez de o Congresso Nacional chamar a atenção para o Dia Mundial do Coração, com iluminação na cor vermelha. As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo. De acordo com a Federação Mundial do Coração, cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a infartos, AVCs e outros problemas relacionados ao coração.
No Brasil, as doenças do coração também estão entre as principais causas de morte, responsáveis por 30% dos óbitos, o que equivale a 400 mil mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os principais fatores de risco para problemas cardiovasculares incluem hipertensão, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue, histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. A recomendação é procurar um cardiologista em caso de qualquer sinal de alerta. A prevenção é fundamental para a saúde do coração.