27/05/2013 Homicídio de mulheres é tema de seminário na Câmara nesta terça-feira (28)

A Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), promove nesta terça-feira (28), seminário para discutir e traçar estratégias no combate ao aumento do número de casos de assassinatos contra mulheres no País.

O evento, que contará com a presença de autoridades do Legislativo e Judiciário, terá início às 9h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.

Dados do Mapa da Violência no Brasil de 2012, mostra que, entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram mortas violentamente, sendo 43,7 mil só na última década.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que coordenará o seminário, “mulheres hoje são mortas por serem mulheres. Esse é o foco desse debate e é importante que ele ocorra na Câmara, que é o lugar do povo”.

Também serão discutidas a atuação da polícia nos casos de femicídio, a eficiência da justiça criminal, a importância da Lei Maria da Penha, entre outros temas. O objetivo, explica Wellington Fagundes, é fazer com que as ações propostas e apresentadas no evento sejam integradas e articuladas para fazer com que esse fenômeno seja minimizado.

Entre os participantes já confirmados para o debate estão o presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Dácio Vieira; a representante da ONU no Brasil e no Cone Sul, Rebecca Tavares; além dos professores universitários que estudam o tema.