27/04/2016 - Anunciados os ganhadores do Prêmio Dr. Pinotti 2016

A premiação é um reconhecimento da Câmara dos Deputados pelos esforços de entidades para ampliar o acesso ou pelo aperfeiçoamento de serviços de saúde voltados especificamente à população feminina.
O Conselho Deliberativo elegeu nesta quarta-feira (27), por consenso, os cinco vencedores do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, edição 2016. A solenidade de entrega da premiação será no dia 25 de maio, às 11 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Confira os vencedores:
 
• Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO/Centro-Oeste)
 
• Hospital de Câncer de Barretos (SP/Sudeste)
 
• Hospital Ophir Loyola (PA/Norte)
 
• Maternidade Darcy Vargas (SC/Sul) e
 
• Maternidade Escola Januário Cicco (RN/Nordeste)
 
Conheça o prêmio
 
Instituído pela Resolução 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa 62/10, o Prêmio Dr. Pinotti é concedido anualmente pela 2ª Secretaria a entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.
 
A seleção dos premiados ocorre por maioria simples de votos dos integrantes do conselho, obedecendo aos seguintes critérios: grande vulto, expressivo resultado para a sociedade, inovação na estratégia e alcance do objetivo com eficácia e caráter exemplar pelas ações educativas desenvolvidas.
 

Participaram da eleição as conselheiras deputadas Zenaide Maia, Jô Moraes, Carmen Zanotto, Júlia Marinho, Keiko Ota, e os conselheiros deputados Alan Rick, Edmilson Rodrigues, Zeca Cavalcanti e o segundo-secretário, deputado Felipe Bornier, além dos deputados Pauderney Avelino, Flavia Morais, Mara Gabrilli e Rômulo Gouveia, que apresentaram voto em separado.

Dr. Pinotti

Médico ginecologista, professor universitário e político, José Aristodemo Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira. Foi presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno-Infantil (Renumi, 1975-1988), diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/Unicamp, 1985-1986), reitor da Unicamp (1982-1986), presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PAISM, 1988-1992), diretor-executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população. Morreu em julho de 2009, aos 74 anos.