26/08/25 - Congresso ganha projeção para alertar sobre importância do controle do colesterol

As torres e as cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal recebem, nesta terça-feira (26), das 19h às 20h30, a projeção de frases e imagens para alertar a população sobre a importância da prevenção e do controle do colesterol — um tipo de gordura presente no organismo, fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, mas cujos níveis devem estar equilibrados. No Brasil, cerca de 40% dos adultos têm colesterol alterado. 

Serão projetados números relativos às mortes causadas pelo colesterol alto e frases como “Colesterol alto mata!”, “Mude essa estatística”, “Você só tem um coração” e “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”. 

Colesterol 

O colesterol alto causa doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em geral, os sintomas não são percebidos pelos pacientes. A gordura se deposita aos poucos nas paredes das artérias e pode gerar complicações, como um infarto agudo do miocárdio ou doenças cerebrovasculares. Alguns dos sintomas do excesso de colesterol são fadiga, palpitações, dores de cabeça, pressão alta e inchaço abdominal. 

São três os tipos de colesterol:

— LDL — Considerado o "colesterol ruim" e o mais perigoso, em excesso se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças;

— VLDL — Em excesso é prejudicial, pois transporta triglicerídeos, outro tipo de gordura, na corrente sanguínea;

— HDL — Conhecido como “colesterol bom”, atua na limpeza das artérias. Quanto maior o nível no organismo, menor o risco de doenças cardiovasculares. 

Tratamento 

Os níveis de colesterol no sangue dependem da taxa de remoção do colesterol pelo fígado, que é genética. Fatores de risco devem ser controlados com alimentação saudável, atividade física e avaliações médicas. Deve-se evitar o consumo exagerado de carnes vermelhas, embutidos, gordura saturada e bebidas alcoólicas, assim como o tabagismo.​