26/02/21 - Plenarinho abre inscrições para o Câmara Mirim 2021

Programa da Câmara dos Deputados simula processo legislativo com alunos do ensino fundamental

Já estão abertas as inscrições para o Câmara Mirim 2021. Para participar, estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental devem enviar projetos de lei para o portal Plenarinho até o dia 02 de julho. As propostas devem ser originais, escritas individualmente, sobre temas que possam melhorar a vida dos brasileiros. Os autores dos três melhores projetos defenderão suas ideias como deputados mirins em eventos virtuais previstos para os dias 20, 21 e 22 de outubro.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho – o programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com o público infantojuvenil. Em uma simulação da atividade parlamentar, crianças e adolescentes debatem ideias para melhorar o Brasil, na forma de projetos de lei escritos pelos próprios estudantes.

Edição virtual

O Câmara Mirim foi lançado em 2006 e até 2019 foi realizado de forma presencial, em Brasília, com a presença de até 250 estudantes na Câmara dos Deputados. No entanto, em 2020, devido à pandemia da Covid-19 e em caráter experimental, o programa aconteceu virtualmente, envolvendo educadores e alunos. Ainda como medida de segurança, o formato será mantido na edição 2021.

Mais informações estão disponíveis no Regulamento do Câmara Mirim, no portal da Câmara. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail camaramirim@camara.leg.br.